Topo

Óleo de melaleuca: como tirar proveito dele para pele e unhas mais bonitas

iStock
Imagem: iStock

Luana Kondrat

Colaboração para Universa

13/11/2019 04h00Atualizada em 13/11/2019 18h21

Já ouviu falar de óleo de melaleuca? O uso de óleos essenciais tem ganhado cada vez mais adeptas do mundo da beleza e a melaleuca, também conhecido como tea tree, está entre eles. Além de serem naturais, seus ativos são capazes que cuidar da pele, dos cabelos e até das unhas.

"Ele é um poderoso purificante, descongestionante, desintoxicante, anti oleosidade, bactericida e cicatrizante", afirma Ana Lia Vandoni, fisioterapeuta especialista em estética facial e corporal e gerente de educação da Biossance.

E não é só: o óleo também é um ótimo antisséptico, antifúngico, parasiticida, germicida, e anti-inflamatório, conta Suellen Campanhola, esteticista e cosmetóloga. A boa notícia é que dá para inclui-lo no dia a dia de forma bem prática e rápida. Saiba como e aproveite todos os benefício da melaleuca.

Qual a origem do óleo de melaleuca?

Melaleuca é um óleo essencial volátil, obtido por destilação das folhas da árvore Melaleuca alternifolia, originária da Austrália. Ela floresce em áreas de pântano, próximas a rios e possui uma mistura de mais de 40 componentes orgânicos, conta Joyce Rodrigues, cosmetóloga e diretora científica da Mezzo Dermocosméticos.

Existe uma forma correta de usar o óleo?

Sim. O ideal é misturá-lo sempre com algum óleo vegetal ou até mesmo com água, segundo a esteticista e cosmetóloga, Roseli Siqueira. Nenhum tipo de óleo essencial deve ser usado diretamente sobre a pele "para que não ocorram possíveis reações alérgicas, coceiras, queimações, vermelhidões e desidratação da derme", explica Suellen Campanhola.

Quais são as contraindicações?

O produto, segundo Roseli Siqueira, não é indicado para quem tem pele sensível. Por isso, o ideal é fazer uma prova de toque: basta aplicar uma pequena quantidade de óleo essencial, diluído em óleo vegetal, na dobra interna do cotovelo. "Aguarde 10 minutos. Se houver vermelhidão, coceira ou ardência, significa que a pessoa tem sensibilidade. Caso contrário, pode usar tranquilamente", conta a cosmetóloga Sônia Corazza.

Em gestantes e lactantes, o uso deve ser evitado. "A placenta se torna um novo órgão endócrino, muito mais sensível. Então, o melhor é minimizar qualquer contato com algo novo."

Quais os benefícios para a estética?

O produto pode ser aplicado de diversas formas e para os mais variados fins. "É possível incorporar o óleo em cremes, loções, sabonetes antissépticos, em produtos para a limpeza da pele e em xampus e loções para cabelos oleosos ou com caspa", enumera Joyce Rodrigues.

Para aliviar os efeitos da depilação

O óleo essencial de melaleuca é indicado para quem tem pelos encravados e foliculite. Além disso, Sonia Corazza aconselha o uso para evitar que a região cortada pela lâmina ou depilada com cera seja infectada por bactérias e fungos oportunistas. "Logo após a depilação, misture duas gotas de óleo de melaleuca com 50 ml de óleo de gérmen de trigo. O resultado é um produto capaz de ajudar na regeneração da pele."

Receita caseira para evitar pelos encravados, por Roseli Siqueira:

  • Três rosas brancas
  • Meio litro de água
  • 4 gotas de óleo de melaleuca
  • 2 gotas de óleo de gergelim

Modo de usar: Ferva as rosas até formar um chá. Em seguida, coe e espere esfriar. Acrescente o óleo de melaleuca e o óleo de gergelim. Aplique a mistura após depilar.

Para manter a saúde das unhas

O principal benefício da melaleuca para as unhas é o seu efeito antisséptico. Ela atua diretamente nas infecções bacterianas, reduzindo a multiplicação de fungos e bactérias. As propriedades antibactericida e antifúngica do óleo garantem ainda unhas lisas e sem manchas, conta Joyce. "O óleo deixa a lâmina ungueal hidratada e mais forte. Também evita que a cutícula levante com facilidade", completa Roseli.

Se estiver com micose, Sonia Corazza recomenda misturar 10 ml de óleo de melaleuca em 100 ml de óleo de girassol. Depois é só aplicar sobre as unhas, massageando bem.

Receita caseira para hidratar e fortalecer unhas e cutículas, por Roseli Siqueira:

  • Três gotas de óleo de melaleuca
  • Três gotas de óleo de gergelim
  • Meia xícara de água morna

Modo de usar: Misture tudo e massageie bem sobre as unhas e cutículas para hidratar e fortalecer. Repita de duas a três vezes por semana.

Para deixar a pele do rosto mais bonita

Por ser um ótimo antisséptico e bactericida, o óleo essencial pode ser usado para evitar e minimizar o processo acneico, conta Suellen. No caso de peles oleosas, adicione de 2 a 4 gotas do óleo essencial no sabonete facial de uso diário. Para peles acneicas, coloque uma gota do óleo em uma colher de sopa de mel. Aplique sobre todo o rosto, fazendo uma leve massagem. Em seguida, enxágue por completo. A mistura ajuda a manter a região hidratada e sem proliferação de bactérias."

"Ele também tem forte ação fungicida, recomendável e utilizado em formulações cosméticas antissépticas para higienização e cuidado do rosto", diz Joyce Rodrigues.

Receita caseira para controlar o surgimento da acne, por Roseli Siqueira:

  • Uma colher de sopa de fubá
  • Três colheres de sopa de chá verde
  • Duas gotas de óleo de melaleuca

Modo de usar: misture o fubá, o chá verde e o óleo de melaleuca. Lave o rosto com sabonete facial e aplique a mistura na testa, nas maçãs do rosto e na zona T. Deixe agir por dez minutos e enxágue. Não aplique na área dos olhos nem nos lábios.

Para cuidar do couro cabeludo

O óleo é muito indicado para o equilíbrio da oleosidade e nos tratamentos contra caspa, seborreia e psoríase, diz Joyce. No caso de caspa e seborreia, Sonia recomenda aplicar no couro cabeludo a mistura de 100 ml de óleo de uva e 5 gotas de óleo essencial de melaleuca. "Massageie bem por cinco a dez minutos e depois enxágue."

Receita caseira para um couro cabeludo saudável, por Roseli Siqueira:

  • Meia xícara de água morna
  • Três gotas de óleo de melaleuca
  • Três gotas de óleo de girassol

Modo de usar: após a lavagem do cabelo com xampu, misture os ingredientes e aplique em todo couro cabeludo, friccionando bem de leve, para ajudar na oxigenação e na circulação da região — isso vai deixar o couro mais saudável, menos oleoso e favorecer o nascimento dos fios. Deixe agir por 15 minutos e lave novamente. Pode ser usado em todo tipo de cabelo de uma a duas vezes por semana.