Topo

Romance é grátis: filmes para curtir a dois que combinam com cada signo

Ver TV juntinho pode esquentar um dia de semana qualquer... - iStock
Ver TV juntinho pode esquentar um dia de semana qualquer... Imagem: iStock

Claudia Dias

Colaboração para Universa

06/11/2019 04h00

Meio de semana, nada mais gostosinho do que um chamego vendo algo na TV. Para selecionar filmes românticos que façam cada signo suspirar, recorremos à astróloga Vivi Pettersenn e aos jornalistas André Sobreiro, editor do site Salada de Cinema; e Paulo Gustavo Pereira, especializado em séries de TV e cinema.

Pedimos aos experts que, a partir do perfil de cada signo, indicassem os filmes para fazer uma noite perfeita.

Áries

Líder nato, Áries corre atrás de seus objetivos, inclusive no amor. Costuma segurar a emoção e não manda recado: na hora da conquista, vai lá, faz e acontece. Na frente da tela, não tem muita paciência para os filmes melosos ou muito românticos, pois prefere os de ação.

Para assistir a dois:

● Sr. e Sra. Smith (2005): John (Brad Pitt) e Jane Smith (Angelina Jolie) parecem um casal comum, mas são assassinos de aluguel, que recebem a missão de eliminar um ao outro.
● A Casa do Lago (2006): Keanu Reeves é Alex Wyler e Sandra Bullock, Kate Forster. Eles começam a trocar bilhetes pela caixa do correio, até descobrirem que vivem no mesmo dia, com dois anos de diferença.

Touro

É o signo do elemento Terra mais amoroso. Touro não é meloso e grudento e sabe demonstrar sentimento com atitudes e surpresas. Quando o assunto envolve filmes, até gosta do estilo romântico - mas não é sempre. No Dia dos Namorados, porém, abre exceção para curtir agarradinho.

Para assistir a dois:

● Ela (2013): Theodore (Joaquin Phoenix) é um escritor que se apaixona por Samantha, voz e entidade do sistema operacional do seu computador. Vencedor do Oscar de Melhor Roteiro Original de 2014.
● Uma Secretária de Futuro (1988): com Harrison Ford e Melanie Griffith, conta a história da secretária Tess, que não mede esforços para tomar o lugar da chefe, com apoio do empresário Jack Trainer.

Gêmeos

Signo de Ar, Gêmeos está sempre na ativa, tem jogo de cintura e boas sacadas. Além disso, é social e plural. No amor, gosta de liberdade e pode demorar a se envolver com alguém. Quando se entretém com filmes românticos, prefere as versões cômicas em vez das melosas - não tem paciência para dramas!

Para ver a dois:

● À Procura do Amor (2013): Eva (Julia Louis-Dreyfus) é divorciada e começa uma relação com Albert (James Gandolfini). Tudo vai bem até a chegada de uma amiga - dela e da ex-mulher de Albert.
● Feitiço do Tempo (1993): Phil Connors (Bill Murray) trabalha em um canal de TV e se vê preso no tempo, vivendo repetidamente o mesmo dia. Só a produtora Rita (Andie MacDowell) pode ajudá-lo.

Câncer

Como é um signo que fala sobre pilares e raízes, Câncer é extremamente sentimental e acredita no amor puro. Na hora de eleger um filme romântico, tem bastante paciência e gosta de se envolver com cada ação da trama. Tende a preferir clássicos ou títulos que envolvam romance e drama familiar.

Para ver a dois:

● Harry e Sally - Feitos Um para o Outro (1989): Harry Burns (Billy Crystal) e Sally Albright (Meg Ryan) são amigos que vivem em Nova York e acabam se apaixonando, depois de anos de convivência.
● Casablanca (1942): a cidade marroquina é palco para o reencontro de Rick Blaine (Humphrey Bogart), exilado americano, e Ilsa Lund (Ingrid Bergman), antiga paixão. Ganhador de três prêmios Oscar.

Leão

O signo de Leão se dá bem com exposição, palco e visibilidade, além de ser alto-astral e corajoso. Ligado ao Fogo, tem iniciativa, ímpeto e um lado empreendedor. De cinema, gosta de filmes divertidos e não tolera os piegas. As comédias românticas ou biografias (que tenham algo de romance) podem ser boas pedidas para o Dia dos Namorados leonino.

Para ver a dois:

● Uma Linda Mulher (1990): Julia Roberts interpreta Vivian, uma garota de programa, e Richard Gere é Edward Lewis, um executivo que contrata o serviço da acompanhante e se apaixona por ela.
● Encontro de Amor (2002): Marisa Ventura (Jennifer Lopez) trabalha no hotel em que o rico e charmoso Christopher Marshall (Ralph Fiennes) se hospeda. Surge um romance, à primeira vista, impossível.

Virgem

Virgem tem o poder da resiliência, sabe que vai conquistar o que deseja - e que isso pode demorar. No quesito cinema, não curte muito filmes sentimentais. Mas, caso o crush aprecie o estilo, pode aturar apenas para agradar. Se a trama for baseada em fatos reais, tende a empolgar um pouco mais.

Para ver a dois:

● Uma Mente Brilhante (2001): John Forbes Nash Jr. (Russell Crowe) é o gênio da matemática, que cedo se revela esquizofrênico. A esposa Alicia Nash (Jennifer Connelly) tem papel fundamental na história.
● Alta Fidelidade (2000): abandonado pela namorada Laura (Iben Hjejle), o dono de uma loja de discos Rob Gordon (John Cusack) começa a rever suas escolhas e prioridades de vida.

Libra

O signo oscila entre sentimento e racionalidade. Apesar de ter Vênus como planeta regente, Libra encara tudo de maneira livre e não gosta de se sentir preso. No amor, gosta de se apaixonar. Nos filmes, romances que envolvam turmas de escolas e amigos, assim como os mais melosos, também podem fazer a cabeça do libriano - o que importa é tudo dar certo no final.

Para ver a dois:

● Apenas Amigos (2005): na trama, o estudante Chris Brander (Ryan Reynolds) é apaixonado pela amiga Jamie Palamino (Amy Smart), que rejeita seu amor - até que eles se reencontram dez anos mais tarde.
● O Amor Não Tira Férias (2006): duas mulheres - Amanda (Cameron Diaz) e Iris (Kate Winslet) - passam por desilusão amorosa, trocam de casas e se envolvem com Graham (Jude Law) e Miles (Jack Black).

Escorpião

A intensidade é de Escorpião, que se entrega por inteiro a tudo o que faz, inclusive nos relacionamentos. É o signo que rege o sexo no zodíaco. Para se entreter, pode topar um filme romântico, desde que envolva muito erotismo, mistério e sedução.

Para ver a dois:
● Nove Semanas e Meia de Amor (1986): Mickey Rourke é John Gray, um homem rico que se envolve com a bela e sexy Elizabeth (Kim Basinger). Eles se entregam a jogo sexuais bastante intensos.
● Sintonia do Amor (1993): o viúvo Sam (Tom Hanks) sofre e, com ajuda do filho pequeno, tem seu drama contado no rádio. O garoto quer uma namorada para o pai. É quando surge Annie (Meg Ryan).

Sagitário

Conhecido como signo da liberdade, de grandes aventuras e sinceridade, Sagitário preserva seu espírito livre antes de se envolver com alguém - quando se amarra, é porque está extremamente apaixonado. Diante da tela, até gosta de algo ligado a romance, mas precisa ter propósito e bastante aventura.

Para ver a dois:

● A Forma da Água (2017): Elisa (Sally Hawkins) é a zeladora muda de um laboratório experimental secreto, que se apaixona pela criatura aquática (Doug Jones) presa. Eleito Melhor Filme no Oscar 2018.
● A Garota de Rosa-Shocking (1986): Andie (Molly Ringwald) estuda num colégio de ricos e é convidada para sair por Blane (Andrew McCarthy). Os amigos não aceitam o relacionamento.

Capricórnio

Extremamente determinado, tem o sucesso e a estabilidade profissional como prioridades. Na hora de escolher um filme, Capricórnio não elege os românticos como primeira opção - a não ser que o tema amor não seja o centro da trama.

Para ver a dois:

● A Época da Inocência (1993): retrata um triângulo amoroso na Nova York de 1870, com Michelle Pfeiffer (Ellen Olenska), Daniel Day-Lewis (Newland Archer) e Winona Ryder (May Welland).
● Embriagado no Amor (2002): o empresário Barry Egan (Adam Sandler) é um solitário, que se apaixona por Lena (Emily Watson). Tudo vai bem até ele ser chantageado por mafiosos.

Aquário

Profundo amante da liberdade e da quebra de padrões e regras, Aquário possui um alto poder mental, mesmo que o assunto seja o coração - vive livre de paradigmas, regras e sem preconceitos. No cinema, aprecia romances, mas não os exagerados. Comédias românticas, filmes que retratam outra atmosfera com um quê de romance ou mexem com seu intelecto agradam bastante.

Para ver a dois:

● Confidências à Meia-Noite (1959): Jan Morrow (Doris Day) é decoradora e Brad Allen (Rock Hudson), compositor. Eles dividem uma linha telefônica e, no início, se estranham - mas se apaixonam.
● Feitiço do Tempo (1993): Bill Murray dá vida a Phil Connors, homem do tempo que vive o mesmo dia indefinidamente. Andie MacDowell é a produtora Rita, que vai ajudá-lo a sair dessa.

Peixes

Intenso por natureza, Peixes também é um signo que fala de envolvimento, altruísmo e sonhos. A grande sacada do pisciano é transformar fantasia em realidade. Por isso, quando o assunto envolve filmes, gosta de romances no estilo contos de fadas, ou seja, quanto mais lúdico e grudento, melhor.

Para ver a dois:
● Cartas Para Julieta (2010): em Verona, Sophie (Amanda Seyfried) se voluntaria para responder cartas deixadas na cidade, enquanto questiona seu relacionamento com Victor (Gael García Bernal).
● Uma Linda Mulher (1990): Vivian (Julia Roberts) é uma garota de programa contratada pelo empresário Edward (Richard Gere). Tudo muda quando descobrem sua identidade - e eles se apaixonam.