Topo

Face frame: que técnica é essa que promete a sobrancelha perfeita?

Técnica do Face frame para sobrancelhas - Reprodução/@analuconfortini.beauty/Instagram
Técnica do Face frame para sobrancelhas Imagem: Reprodução/@analuconfortini.beauty/Instagram

Paula Roschel

Colaboração para Universa

06/11/2019 04h00

"Fazer a sobrancelha" já não é mais apenas uma mera sessão torturante com algumas puxadas de pelos. Já viu imagens no Insta com mulheres com a testa "mapeada"? A moda agora é depilar a área, mas estudando o formato ósseo e respeitando o desenho natural do rosto de cada mulher.

Depois da febre do design com henna e da micropigmentação fio a fio, o boom deste segmento que adora uma novidade é um procedimento chamado face frame, ou mapeamento geométrico. Cada vez mais frequentes nas redes sociais, a técnica promete um desenho mais natural para a área que é conhecida como 'a moldura do olhar'.

Que moda é esta?

A sobrancelha é um ponto do rosto que, como poucos, consegue expressar a moda de determinado período. Nos anos 80, por exemplo, o aglomerado de pelos era modelado fino e marcado. Já as mais desenhadas e arqueadas se transformaram nas favoritas dos estúdios de beleza há alguns anos. De 2018 para cá, entretanto, as de aspecto natural ganharam destaque.

Em toda a trajetória desenhando sobrancelhas, nunca vi um momento com tanta aceitação das formas e do acabamento natural. Os clientes estão tirando menos os pelos e exaltando a individualidade", diz Edy Guimarães, esteticista de São Paulo que atende celebridades como Rafa Brites, Gabriela Pugliesi e Marco Luque.

A profissional acredita que a tendência mais orgânica incentivou designers a estudar a técnica face frame, método que não usa moldes ou réguas para alinhar os pelos, mas fios maleáveis que marcam o rosto de quem quer harmonizar a região acima dos olhos sem mexer muito no padrão original.

Padronagem xadrez na testa

O passo a passo da abordagem é curioso. Com o auxílio de uma linha de costura pintada com lápis preto, de forma bastante artesanal, a profissional faz o traçado ponto a ponto na testa da cliente em uma padronagem xadrez.

"A ideia do mapeamento geométrico é esquecer estruturas com desenho prévio (como moldes) e se ater apenas ao rosto daquela cliente. O que usamos como referencial então é, principalmente, a estrutura óssea da pessoa, por isso que o resultado final é tão preciso e natural", diz Analu Confortini, micropigmentadora e designer de sobrancelhas de São José do Rio Preto (SP).

Ela diz que, por ser algo tão personalizado, o risco de uma sobrancelha ficar mais baixa ou mais longa que a outra é mínima. Para minimizar os riscos, ela usa o paquímetro, instrumento de medição de pequenas distâncias para determinar as proporções em detalhes.

Além da avaliação das estruturas ósseas, o método também considera o formato do rosto, as linhas de expressão, a simetria facial e a quantidade e cor dos fios.

Para Fernanda Barriviera, especialista em tratamento e recuperação de sobrancelhas do grupo Sobrancelhas Design, de São Paulo, o método é importante para garantir que o desenho da área não comprometa a expressão. "Sobrancelhas muito curtas ampliam o tamanho dos olhos. Aquelas de pontas caídas promovem uma expressão de tristeza. As arqueadas em local errado deixam a pessoa com cara de espanto", indica.

Como funciona

O encontro para o mapeamento geométrico de sobrancelhas dura uma hora, em média, e precisa ser feito sempre que a área for ser depilada. O face frame pode ajudar procedimentos de micropigmentação, já que consegue definir com mais precisão onde é necessário desenhar um fio, sem pesar.

Mesmo com foco em um resultado natural, o face frame pode ser ajustado ao gosto do cliente. "O ponto inicial (onde os pelos devem começar) e o ponto final (comprimento) são encontrados de forma única. Já o ponto alto, que dá o ângulo da sobrancelha, pode variar de acordo com o que a cliente gosta. Por exemplo, ele pode ser mais dramático ou mais discreto", fala Analu.

Para Lu Rodrigues, especialista em micropigmentação, a técnica também pode ser uma aliada de lápis, sombras e outros cosméticos para realçar o olhar. "É um procedimento que usa princípios do linergismo e visagismo, técnicas que estudam a harmonia do rosto e pode, por isso, ajudar a descobrir a melhor forma de esfumar as pálpebras para diminuir aspecto de cansaço ou queda", explica.

O risco da técnica está na escolha do profissional. Caso ela seja feita por uma pessoa que não entende dos pontos desenhados, o resultado pode ser irregular ou sem impacto visual.

Mapeamento geométrico das sobrancelhas ou face frame
O que é? Método para design de sobrancelhas ou micropigmentação que envolve o desenho de linhas na área dos olhos e da testa
Resultados esperados: Desenho das sobrancelhas com muito mais naturalidade, se comparado ao design feito com moldes
Duração: 1 hora
Quantidade de sessões: Única
Contraindicação: Não há
Manutenção: Mensal
Valor da sessão: Cerca de R$ 100 (sem pigmentação)