Topo

A bruxa está solta: Mercúrio ficou retrógrado no Halloween. O que esperar?

O negócio está ficando esquisito? Pode ser Mercúrio... - iStock
O negócio está ficando esquisito? Pode ser Mercúrio... Imagem: iStock

Camila Eiroa

Colaboração para Universa

01/11/2019 04h00

Um dos fenômenos mais comentados da astrologia, seja por entusiastas ou estudiosos, Mercúrio retrógrado está de volta. Mais do que isso, ele começou seu aparente movimento contrário em pleno Halloween, na quinta (31) e em Escorpião, signo de intensas transformações e profundos renascimentos. Mas será que precisamos temê-lo?

"A retrogradação de Mercúrio traz um positivo momento de introspecção e faz com que a gente reavalie especialmente a comunicação. O planeta age em todos os sentidos dentro dessa esfera, por isso os contatos podem ficar mais difíceis e o entendimento prejudicado. Porém, é um bom período para exercitar a paciência", conta a astróloga Ida Luiza.

Ela é enfática e pede muita paciência em todos os níveis. Principalmente no que diz respeito aos meios de transporte, às telecomunicações, tecnologias e estradas — assuntos regidos pelo astro. "Tudo pode falhar, ok? É necessário que estejamos preparados caso surja algum contratempo. Por outro lado, não precisamos deixar afetar a nossa rotina", diz.

Será extremamente importante prestar atenção à palavra dita ou ouvida. Mais do que isso, em Escorpião, Ida conta que Mercúrio também traz reflexões referentes ao signo. Portanto, as pessoas devem se transformar e renascer como uma verdadeira fênix durante os próximos dias. Tudo a ver com o momento do Dia das Bruxas e do Dia de Finados, certo?

Dicas

"Cuidado para não criar mal-entendidos ou má interpretações. É um período para analisar tudo que dizemos e escrevemos. Também não é indicado assinar contratos sem ler, fazer compras grandes e revisões em carros, por exemplo. É possível deixar detalhes importantes de lado que trarão problemas lá na frente", destaca a astróloga.

O trânsito — que é o último de 2019 — vai até o dia 20 de novembro. Para Ida, basta ter a atenção redobrada para desfrutar deste momento da melhor maneira. O intelecto, inclusive, pode ser estimulado ao ter mais atenção a projetos e ideias. "Não tenha receio de viver um momento de análise e reflexão!", aconselha.

Leia abaixo a previsão para cada signo:

Áries

Como são pessoas apressadas e nervosas, poderão gastar muita energia e beirar a agressividade, querendo tudo para ontem. Não é um bom período para iniciar nada, caso contrário será difícil conseguir ter continuidade. Importante deixar de lado mudanças na aparência e até mesmo em casa, como no guarda-roupas, por exemplo.

Touro

Todo taurino gosta de cuidar de si mesmo e fazer tudo com muita calma. Portanto, o momento será ideal, já que tudo estará mais devagar. Importante evitar, porém, gastos financeiros excessivos, pois a entrada de dinheiro poderá ficar comprometida. Além disso, é possível comprar equipamentos que não funcionam ou que não serão entregues no tempo certo.

Gêmeos

Impaciente, o signo terá problemas para lidar com essa fase. Será um dos mais afetados, já que Mercúrio é o regente natural de Gêmeos. A palavra é de prata e o silêncio é de ouro, certo? Bom período para aprender a ouvir, trabalhar a introspecção e a paciência. Fora isso, não será positivo para usar a comunicação, o que pode trazer irritação.

Câncer

Como o canceriano tem uma tendência de ceder a emoções negativas, terá que aproveitar essa fase mais lenta em resguardo. A comunicação com a família pode ser comprometida e algumas mudanças podem acontecer — como voltar para um lar anterior. Os eletrodomésticos podem dar dor de cabeça. Trabalhar a paciência também será importante.

Leão

Um leonino sempre vai lutar pelos seus objetivos, independentemente dos obstáculos. Porém, com Mercúrio retrógrado, eles poderão se sentir muito sozinhos. Importante não se preocupar com o desencontro de agendas, ok? Isso é temporário. Algo do passado pode dar as caras novamente ou um relacionamento que não estava indo bem pode se afastar de vez.

Virgem

Também regente de Virgem, a tendência de Mercúrio retrógrado é causar uma tensão. Mesmo que virginianos suportem atrasos e problemas domésticos, eles não vão gostar muito do período. Alguns detalhes importantes precisarão ser revistos e será importante evitar ter conversas sobre trabalho, já que pode não haver uma evolução como o desejado.

Libra

Podem se sentir bem neste período, já que vão conseguir controlar o perfeccionismo. Porém, deve evitar discutir a relação. Se já estiver em um momento de difícil entendimento, talvez seja melhor esperar a retrogradação acabar para resolver as coisas. Evite, também, qualquer situação que envolva a aprovação ou a aceitação do público.

Escorpião

Não gostam quando fazem uma coisa que as pessoas não acatam. Portanto, podem explodir em alguns momentos de resistência. Guarde o impulso de revisitar situações já terminadas e questões relacionadas à sexualidade, espiritualidade ou relações íntimas. A pior decisão do período será pedir um empréstimo financeiro.

Sagitário

Sagitarianos podem, neste período mais lento, alongar o prazo para entregar um projeto e revisar assuntos relacionados, como estudos e a organização de documentos. Evite discussões filosóficas e discussões sobre princípios e valores. O mais importante é ter cuidado com fofocas e mal entendidos, algum processo judicial poderá ser afetado por isso.

Capricórnio

Capricornianos querem sempre ter o controle de tudo, certo? Mas não será possível enquanto Mercúrio estiver retrógrado. Nada ligado à carreira ou profissão será promissor, não é um bom momento para aqueles que têm uma imagem pública. Pedir uma promoção? Nem pensar!

Aquário

São os que melhor irão passar por esta fase, apesar dos atrasos. Será importante, porém, evitar conversas importantes com amigos ou grupos, já que poderá gerar fofocas e mal-entendidos. É melhor se calar agora do que, no futuro, precisar se explicar sobre uma coisa dita sem intenção.

Peixes

As pessoas que rodeiam os piscianos serão responsáveis por dar o tom do período. Pode surgir o arrependimento ou a culpa por alguma coisa do passado, questões as quais ninguém mais se lembra. O ideal é atravessar o momento sem agir sobre nada. Tome nota sobre os sonhos, eles podem conter mensagens interessantes.