Topo

Perfume reproduz "cheiro da felicidade" graças à neurociência; entenda

Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Gustavo Frank

De Universa

30/10/2019 18h02

O que te lembra a felicidade? Essa pode ser uma pergunta difícil, mas determinados cheiros podem facilmente nos levar a momentos felizes das nossas vidas.

Com essa questão em mente, a marca O Boticário, em parceria com a casa de fragrâncias suíça Givaudan, começou em 2017 um projeto de pesquisa e desenvolvimento de um perfume que acaba de chegar às lojas, o Linda Felicidade.

"Foram centenas de criações olfativas, usando a tecnologia Happy Mood, que é baseada em análises estatísticas de formulação de perfume. Descobrimos quais associações de matérias-primas levam os consumidores à sensação de felicidade", explica Ioannis Kontaris, Head of Neuroscience Research da Givaudan.

Linda Felicidade - Divulgação - Divulgação
Embalagem da fragrância Linda Felicidade
Imagem: Divulgação

Para chegar à essência da "felicidade brasileira", foram realizados testes como o eletromiografia facial, que analisa a atividade elétrica cerebral espontânea captada por meio da utilização de eletrodos no rosto. Outros testes mediram a capacidade da fragrância de despertar no cérebro as redes associativas inconscientes de felicidade.

O resultado foi traduzido em notas de baunilha, limão italiano, caramelo e frutas vermelhas. O perfume custa R$ 127,90.