Topo

Colorido e leve, mas com personalidade: seu esmalte de verão quer ser tudo

Jéssica Arruda

Colaboração para Universa

30/10/2019 04h00Atualizada em 30/10/2019 10h37

Com a chegada da estação quente, as unhas ganham cores mais alegres e vibrantes. Os tons acinzentados e terrosos que invadiram o inverno dão espaço a opções que acompanham o clima tropical, trazendo mais ousadia ao visual assim que a primavera eleva as temperaturas.

Os esmaltes da temporada traduzem o colorido do verão em tons abertos, leves e, principalmente versáteis. "Neste ano, as cores fortes expressam a força com que a mulher brasileira está assumindo sua personalidade e poder. Cores marcantes como amarelo e laranja iluminam todo tipo de pele neste verão", afirma Lajara Graciano, manicure da Singu.

Além das tonalidades solares, o neon segue em alta assim como o estilo cromado, que destaca as mãos e confere um toque extra em produções para as mais diversas ocasiões. Acompanhe as cores de esmalte que são tendências neste verão - e que já estão nas mãos das celebridades como Paolla Oliveira, Camila Queiroz, Maisa, Bruna Marquezine, entre outras.

Laranja

O contraste do laranja com a pele traz a ousadia que é a cara do verão. Mesmo nas nuances neon, conta com a vibração da temporada para um visual alegre e divertido que já virou tendência entre as famosas.

Amarelo

Cores vibrantes como o amarelo se destacam ainda mais com a pele bronzeada. Para não errar na tonalidade, a nail designer Joslaine Andrade, do salão C. Kamura, dá a dica: "Pessoas com pele fria podem optar por tons mais leves e claros, e quem tem a pele quente pode abusar dos tons mais vibrantes e terrosos".

Nude

Tons neutros, como os beges e nudes, são clássicos que nunca saem de moda. Estes esmaltes básicos ainda estão entre os preferidos das brasileiras que buscam delicadeza e praticidade em nuances que transitam em diversos ambientes no dia a dia.

Lavanda

O ultra violet, definido como a cor do ano de 2018 pela consultoria Pantone, segue firme e forte nas unhas para o verão 2020. O lavanda se transformou em uma opção para mulheres que preferem esmaltes basiquinhos e discretos - além de ser uma cor que transmite sossego e tranquilidade.

Neon
Assim como nos looks, o neon invade as unhas na estação quente: seja em tons de rosa ou amarelo fluorescente. "O neon continua em alta e vale apostar no verde-limão como hit do verão", afirma Joslaine.

Cores metálicas

Esmaltes metálicos, com efeito cromado ou perolado, chamam a atenção para as unhas - e podem ser usados em qualquer ocasião. "Combina com unhas perfeitas para viagens, ocasiões de lazer, praia, festas e com looks simples do dia a dia", diz Lajara Graciano.

Uma unha de cada cor

Nas redes sociais, a tendência é pintar as unhas com várias cores diferentes. "Como dica de combinação, sugiro utilizar as cores em variados tons. Uma unha de cada cor. Fica divertido e segue tendência. Até mesmo um degradê em cada unha, da mesma cor, mas em dois tons contrastantes e diferentes", indica Lajara.

Dica extra: o esmalte ideal

É claro que não existe uma cor de esmalte ideal e que cada mulher escolhe o tom que mais lhe agrada. Mas existem algumas dicas para descobrir quais nuances combinam melhor com peles frias, quentes ou neutras.

"Para identificar a temperatura do seu tom de pele você pode analisar as veias do seu antebraço: se elas forem azuladas ou puxadas para o roxo, a sua pele é fria. Se forem esverdeadas e amareladas, é quente. E se você não conseguir identificar a diferença entre as duas cores, você é neutra", explica Joslaine.

Os tons indicados para as peles frias são rosa e roxo. Para peles quentes, vermelho, amarelo e laranja. Já as mulheres de pele neutra podem usar e abusar de todas as cores. "Lembrando que para não errar na escolha do esmalte é importante usar cores que elevem sua autoestima e que traduzam sua personalidade", afirma.