Topo

Racismo, machismo e homofobia: cenas de preconceito se somam em A Fazenda

Bifão já foi acusada de racismo e xenofobia - Reprodução/PlayPlus
Bifão já foi acusada de racismo e xenofobia Imagem: Reprodução/PlayPlus

Ana Bardella

De Universa

28/10/2019 04h00

Desde que a 11ª edição do reality show A Fazenda, da TV Record, começou, foram diversas as vezes em que os participantes se envolveram em situações polêmicas. Por causa de falas e atitudes, alguns deles foram acusados de machismo, homofobia e outros tipos de preconceito nas redes sociais. Confira alguns desses momentos:

"Tava pegando uma 'paraíba' que eu sei"

Em conversa com DJ Netto, a Bifão tentou fazer uma piada com o companheiro de confinamento, mas foi acusada de preconceito contra nordestinos. "Você estava pegando uma 'paraíba' lá no Rio que eu sei", ela disse, usando termo pejorativo para se referir a nordestinos de maneira genérica. Ao fundo, é possível ouvir o som de risadas. Ele pareceu não entender e pediu que a chefe de cozinha repetisse. Ao tentar se corrigir, Bifão trocou a palavra paraíba por "zoadinha" com naturalidade, como se fossem sinônimos.

"Tenho até amigos que são"

Foi tentando se defender de uma acusação de homofobia que Diego Grossi soltou a frase acima. Os peões foram convocados a fazer uma dinâmica de grupo. Nela, deveriam agir como se estivessem participando de um talk show. Quando chegou a vez do publicitário, ele foi questionado sobre as acusações de homofobia que acumulou fora da casa. Sobre o assunto, declarou: "Eu até tenho vários amigos que são [gays]. Eu só não gosto, mas não tenho nada contra... Eu não tenho preconceito, eu só não gosto", disse.

"Não existe racismo"

Em conversa com a digital influencer Thayse Teixeira e a empresária Andréa Nóbrega, Bifão se sentiu à vontade para opinar sobre a questão racial no Brasil, reclamando da militância. "As pessoas ficam se vitimizando por coisas pequenas. Para mim, não existe racismo, cor de pele. E tem gente que tira proveito de certos tipos de situação", disse. Pouco depois, completou: "Tudo é racismo, tudo é feminismo. Não posso falar nada".

Assédio e expulsão

Beijo A Fazenda - Hariany Almeida e Phellipe Haagensen em A Fazenda 11 (Foto: Reprodução/ Record TV) - Hariany Almeida e Phellipe Haagensen em A Fazenda 11 (Foto: Reprodução/ Record TV)
Durante bate-boca, Phellipe deu um beijo forçado em Hariany
Imagem: Hariany Almeida e Phellipe Haagensen em A Fazenda 11 (Foto: Reprodução/ Record TV)

Um dos episódios mais polêmicos da edição até agora foi o beijo forçado de Phellipe Haagensen na ex-BBB Hariany, que culminou não só na expulsão do participante, como também em um inquérito para investigar o caso. No entanto, a atitude machista não foi isolada. Antes do assédio, o ator, que já havia sido acusado pela ex-mulher de ameaçá-la de morte, teve outros comportamentos machistas no reality. Durante uma briga ele comparou mulheres com galinhas, dizendo que fora do confinamento, "suas galinhas lhe davam prazer".