Topo

Olheira, vômito e coque: menina viraliza com foto de "mãe de recém-nascido"

Yasmin Bononi, 9 anos, que foi a uma festa infantil vestida de "mãe de recém-nascido" - Arquivo pessoal
Yasmin Bononi, 9 anos, que foi a uma festa infantil vestida de "mãe de recém-nascido" Imagem: Arquivo pessoal

Wagner Carvalho

Colaboração para o UOL, em Bauru (SP)

25/10/2019 21h26

A imagem de Yasmin Carvalho Bononi, 9, moradora de Bauru (SP), a 340 km de São Paulo, vestida de "mãe cansada" com uma boneca simbolizando um recém-nascido no colo, viralizou na internet. A caracterização foi feita no dia 11 de outubro, para uma festa de um projeto frequentado pela menina.

A mãe, a funcionária pública Ione de Carvalho Gracia, 29, conta que não esperava tanta repercussão, mas diz que a filha tem adorado o momento de fama. A foto de Yasmin caracterizada dessa forma foi postada pela mãe nas redes sociais e recebeu quase 10 mil curtidas além de 21 mil compartilhamentos.

Segundo Ione, ela precisava encontrar uma fantasia para Yasmin participar da festa pré-Haloween que aconteceria no dia seguinte no projeto Casa do Garoto. A filha, embora não goste tanto de brincar com bonecas, disse que gostaria de levar uma que tem em casa, apelidada de Laura. A mãe, então, teve a ideia: "Disse 'se você for fantasiada de mãe de recém-nascido, vai poder levar a boneca'.

Mãe maquiada? "Não foi assim comigo, não"

Ione e a filha então começaram a pesquisar na internet para ter uma ideia de como fantasiar Yasmin como uma mãe de recém-nascido. Ela conta que só encontrou imagens de mães bonitas, amamentando crianças recém-nascidas totalmente fora da realidade vivida por ela com as filhas.

"Na internet, as mães estavam maquiadas, todas lindas, perfumadas, cabelo feito, e daí eu pensei 'poxa, não foi assim comigo não'. Lembrei que era sempre com coque no cabelo, de chinelo, calça legging que eu andava e estava na maioria dos dias muito cansada", afirma.

"A Yasmin foi entrando na onda, ajudando e foi ficando bem realista a ideia do uniforme de mãe cansada", brinca Ione, que foi juntando uma calça, uma camiseta, chupeta e fralda da boneca e uma caixinha de leite. "Porque quando meus filhos eram pequenos, eu andava com eles e uma caixinha de leite pra todo lugar, meu Deus do céu, aquilo era muito sofrido", ela explica.

Yasmin apareceu no projeto para a festa com olheiras, cara de cansada, segurando a boneca, com mancha de leite na blusa e um coque bagunçado no cabelo. Ione lamenta ter feito apenas duas fotos da filha quando ela desceu carro para ir participar da festa.

De "zumbi" a sucesso

Yasmin Bononi, 9 anos, que foi a uma festa infantil vestida de "mãe de recém-nascido" - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Yasmin diz que está adorando a "fama"
Imagem: Arquivo pessoal
Ione conta que quando a filha chegou à festa, os coleguinhas não entenderam bem a fantasia de início, achando que ela estivesse fantasiada de zumbi. Mas depois que ela contou para todos do que se tratava a fantasia, foi o maior sucesso.

"A Yasmin tem adorado essa fama repentina, toda essa procura por ela, o reconhecimento na rua. Estamos passando por um processo de adaptação da nossa rotina, mudamos de casa, trabalho de dia e estudo à noite, estou vivendo na pele esse personagem de mãe cansada", brinca.

Yasmin conta que gosta mais de brincar de skate e futebol, mas admite que a fantasia com a boneca desta vez foi bem interessante.

"Foi bem legal, todo mundo queria tocar na boneca perguntando quem fez, perguntando até se o vômito era de verdade, todos os meus amigos gostaram da fantasia", diz. "Eu me diverti, brinquei. Pra mim foi meu melhor dia."