Topo

5 filmes mágicos que falam de energia a crianças (e fazem pais refletirem)

Cena de "Avatar: A Lenda de Aang" Imagem: Reprodução

Camila Eiroa

Colaboração para Universa

17/10/2019 04h00

Olhar para as crianças faz com que muitos adultos sintam saudade da época em que não havia preocupações ou responsabilidades tão grandes. Por isso, a qualquer hora, é importante alegrar e comemorar a nossa criança interior.

Você já sentiu que voltou à infância ao assistir desenhos e animações? Além de diversão, eles podem, sim, trazer importantes reflexões sobre consciência e espiritualidade.

Separamos cinco filmes e séries que trazem mensagens importantes para adultos e crianças nesse sentido. Dá para ver sozinho, sentir aquele calor no coração ao se lembrar dos sentimentos mais puros de quando era pequeno, ou com as crianças que você tem por perto.

Avatar, a lenda Aang

Aang é um garoto que despertou depois de um longo tempo de hibernação. Ao ser acordado pelos irmãos Katara e Soka, eles descobrem que na verdade ele é um avatar que estava congelado.

O mundo de Avatar se divide em quatro nações, cada uma representando os quatro elementos — terra, fogo, água e ar. São pessoas comuns que povoam essas nações, sendo que cada uma domina o elemento do seu povoado. Aang é quem consegue dobrar, ou seja, dominar todos esses elementos para conseguir reencontrar o equilíbrio do mundo, acabando com a guerra entre as nações.

Lições sobre o que são chakras, artes marciais, meditação, despertar de consciência e elevação espiritual estão entre as principais desta série. As mensagens são tão profundas que muitos adultos recorrem ao desenho para esclarecer essas questões, mas ter como personagem principal uma criança tem como intuito levar ao público infantil a cultura e a espiritualidade oriental.

O cristal encantado — A era da resistência

A nova série da Netflix mistura marionetes com animação em uma história de fantasia mística. É baseada na obra de Jin Henson, que criou os Muppets e também o filme The Dark crystal (1982).

Na série, sete tribos vivem em harmonia em Thra, uma terra encantada que tem como principal equilíbrio o Cristal da Verdade, que vive sob os cuidados dos Skesis e proporciona harmonia a todos os povos. Porém, a espécie é corrompida em nome do poder e resolve explorar o grande cristal para obter dotes e a fonte da vida eterna. Com isso, eles acabam gerando uma era de escuridão e exploração.

No entanto, três seres da espécie Gelfling percebem que há algo errado com o planeta e resolvem agir. Nessa trajetória de aventura, algumas mensagens vêm à tona. A primeira delas é a consciência do poder da natureza e de como é dever e todos preservá-la. Mais do que isso, reflete o poder e a influência dos cristais para os povos mais antigos e outras práticas mágicas e místicas que enchem a trama de mistérios.

Os irmãos guardiões

Neste filme de 2016, um restaurante familiar se vê ameaçado quando um novo fast food vira seu vizinho. O comércio é tocado pela avó da família, que vive com filha e neta na parte superior do imóvel. É tradição da matriarca festejar os grandes espíritos e pedir proteção ao restaurante. No entanto, ela adoece e morre, deixando o negócio nas mãos de sua filha.

Com o passar dos anos, a crença no reino espiritual foi ficando cada vez mais rara entre as pessoas e ele acaba entrando em crise. Os irmãos guardiões, que cuidavam daquele lugar, perdem o emprego e são proibidos de ajudar qualquer pessoa na Terra — mesmo as que acreditam em seus poderes.

No entanto, quando percebem que o vizinho está colocando em risco a reputação do restaurante e a sanidade das duas sucessoras, eles decidem agir e mostrar todo seu poder. Raindrop, a neta, é quem se comunica com eles e contribui para que toda mágica possa acontecer.

Viva - A Vida é Uma Festa

Miguel é apaixonado por música e vai a mundo paralelo para descobrir história da família Imagem: Divulgação

Miguel é um garoto mexicano de 12 anos que tem o sonho de ser um grande músico. Porém, sua família abomina profundamente essa vontade, já que sua trisavó foi abandonada pelo então marido que queria ser cantor. Ele deixou para trás casa e família ao buscar esse caminho.

Um belo dia, Miguel decide participar de um concurso de música e, para isso, precisa roubar o violão de seu grande ídolo, que já faleceu. O fato faz com que o garoto e seu fiel companheiro, o cão Dante, sejam transportados para o mundo dos mortos. Para conseguir sair desse mundo paralelo, ele precisa pedir uma bênção a um parente que nunca conheceu e quebrar, com o perdão, o ciclo que afasta sua família da música e que não o permite viver sua maior vontade.

Inspirada na cultura mexicana, os espíritos são retratados como caveiras coloridas, cheias de cores e elementos gráficos. O perdão, o medo da morte e a importância de nossa ancestralidade são as principais mensagens de A vida é uma festa.

Kubo e as cordas mágicas

Kubo é um garoto com a incrível habilidade de criar origamis que ganham vida ao tocar seu banjo. Ele era um bebê quando seu pai, um samurai lendário chamado Hanzo, foi morto pelo Rei Lua e suas duas filhas. Na batalha, o menino perde o olho esquerdo e quem o salva é sua mãe, também filha do Rei e dona de mágicos poderes.

Depois do acontecido, Kubo vai viver com sua mãe, que está doente, em uma caverna, escondidos dos espíritos malignos de seu avô e tias. Durante o dia, ele vai ao vilarejo mais próximo contar histórias para ganhar dinheiro ou comida. Porém, é proibido de voltar depois que o sol se põe.

Para roubar o outro olho do garoto, seus antepassados vingativos fazem com que ele seja perseguido por forças malignas e, para sobreviver, Kubo deve encontrar a armadura mágica que era de seu pai. Ele tem em suas mãos o poder de lutar contra o mal que seu avô representa ou entregar seu único olho para alcançar a imortalidade.

Ao lado de seus fiéis companheiros, uma macaca falante e um besouro valente, Kubo será desafiado a entender as motivações de seus parentes e transmutar a energia espiritual que traz de seus antepassados.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

5 filmes mágicos que falam de energia a crianças (e fazem pais refletirem) - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Alto Astral