Topo

Por que Kate Middleton adotou vestido com calça em viagem ao Paquistão?

Andrew Parsons - 15.out.2019/Reuters
Imagem: Andrew Parsons - 15.out.2019/Reuters

Aline Fava

Colaboração para Universa

16/10/2019 04h00Atualizada em 16/10/2019 11h33

Kate Middleton está no Paquistão em uma turnê real ao lado de príncipe William. O casal desembarcou na base aérea de Nur Khan na última segunda-feira (14) e o look de vestido + calça azul-turquesa escolhido pela duquesa de Cambridge chamou atenção da imprensa britânica por um motivo especial.

A mídia inglesa considerou que a escolha do visual pela estilista Catherine Walker usado por Kate foi uma homenagem à sogra, Diana. Em sua visita ao Paquistão em 1996, a Princesa de Gales usou uma produção com túnica sobre calça com cores semelhantes.

Durante as turnês da realeza, seus membros costumam respeitar a indumentária de cada região e usar criações de estilistas locais. A escolha de Kate por looks mais discretos e peças de comprimento longo vai ao encontro da cultura muçulmana, que domina a maior parte da população do Paquistão. Mas não pense que só a duquesa seguiu essa tradição. Na noite desta terça-feira, William roubou a cena ao substituir o terno clássico por um sherwani, traje tradicional paquistanês assinado pelo designer Naushemian.

Mas o que é essa combinação de vestido + calça usada por Kate e Diana? Tradicional no sul e centro da Ásia, o traje é chamado shalwar kameez, sendo o shalwar a calça, que pode ser uma pantalona ou um modelo mais justo, e kameez a parte de cima, mais frequentemente uma túnica, mas também pode ser um casaco ou vestido.

Após o vestido glamuroso usado na chegada ao país, Kate optou por um look mais tradicional, com túnica e lenço, criado pela estilista paquistanesa Maheen Khan para sua visita em um colégio para garotas em Islamabad.

Já em seu terceiro look com sobreposição, Kate usou um casaco e homenageou o Paquistão através da escolha do verde e branco, cores da bandeira do país.

A turnê real pelo Paquistão promete mais eventos e looks marcantes de Kate Middleton, já que a visita do casal ao país terá duração de cinco dias e deve durar até o dia 18.