Topo

Valentina Sampaio: "A comunidade trans está encontrando seu lugar no mundo"

Valentina Sampaio para a Elle francesa - Divulgação
Valentina Sampaio para a Elle francesa Imagem: Divulgação

De Universa

15/10/2019 16h12

Aos 22 anos, a modelo cearense Valentina Sampaio acumula no currículo trabalhos para Marc Jacobs, Balmain, L'Oréal e Vogue Paris — nas duas últimas, foi a primeira garota-propaganda transexual na história dos títulos. Essa trajetória foi coroada em agosto, quando ela foi anunciada como a primeira transexual contratada pela Victoria's Secret, gigante de lingeries que enfrenta críticas por ter demorado a se abrir à diversidade de gênero, etnia e tamanhos de suas modelos.

Em entrevista à revista Elle francesa de outubro, Valentina disse acreditar que "a comunidade trans está começando a encontrar seu lugar no mundo", mas que ainda há muito o que fazer pela igualdade.

"Estou muito honrada [pela contratação da Victoria's Secret] e aprecio os esforços da marca para ser mais inclusiva. É uma oportunidade importante. Hoje eu tenho uma plataforma para sensibilizar o público e prestar apoio às pessoas trans", afirmou.

Divulgação
Imagem: Divulgação

A angel, como são conhecidas as modelos do time da Victoria's Secret, conta que tomou a decisão de mudar de nome aos 12 anos, com a ajuda do pai pescador e da mãe professora.

"Estou consciente que tenho muita sorte porque minha família sempre me apoiou. Esse nem sempre é o caso. Pessoas transexuais são geralmente rejeitadas por seus entes queridos e logo se encontram em uma situação de pobreza e solidão", disse.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{user.alternativeText}}
Avaliar:

O UOL está testando novas regras para os comentários. O objetivo é estimular um debate saudável e de alto nível, estritamente relacionado ao conteúdo da página. Só serão aprovadas as mensagens que atenderem a este objetivo. Ao comentar você concorda com os termos de uso. O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Diversidade