Topo

Hit dos anos 80, acid jeans deixa roupa com cara de manchada; saiba usar

Reprodução/Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram

Jéssica Arruda

Colaboração para Universa

15/10/2019 04h00

Ao lado dos ombros marcados e cores neon, outro hit dos anos 80 promete dar o tom na temporada quente: a versão acid wash do jeans, que traz um efeito manchado que lembra o tie-dye, virou febre não só nas passarelas como nos looks streetwear. Com um design repaginado, este jeans ácido aparece em calças, camisas, jaquetas, saias e até shorts confeccionados em denim.

O clima oitentinha pode causar certo estranhamento à primeira vista, especialmente em looks que mais parecem desbotados com água sanitária. Mas descontraído não significa menos chique, e o acid wash jeans se torna uma opção mais moderna (e urbana) para renovar o tradicional jeans do dia a dia.

E com a vantagem de usar uma roupa com diversas nuances e texturas, já que no processo de beneficiamento do jeans, nem sempre os efeitos da lavagem ficam iguais em todas as peças. "Para este resultado, é preciso clarear o tecido com produtos como cloro ou permanganato de potássio, com adição de pedras pomes, esponjas, tampinhas de garrafa pet ou paninhos que irão dar marcações diferentes dependendo do material utilizado", explica Airam Pagliosa, coordenadora de Produto e Marketing da Santana Textiles de Fortaleza.

E combina com o quê?

Por ser uma peça chamativa por si só, às vezes fica a dúvida sobre a melhor forma de combinar. "O ideal é coordenar com peças mais básicas, com estampas discretas, como t-shirt branca ou preta, com modelagens mais justas. E evitar shapes amplos ou babados, deixando o destaque para a lavagem da calça", recomenda Samara Nabhan, estilista da Parizi Jeans de São Paulo.

Itens com modelagens tradicionais como calças retas, saia lápis e jaquetas sem muitos detalhes casam bem com este efeito e tem uma sobrevida maior no guarda-roupa.

"As melhores tonalidades para combinar os acid washes são peças com fundos blue ou black, em looks que podem ser usados em várias ocasiões. Não será um item com risco de ser deixado de lado", acredita Natasha Gonçalves, estilista da Vizzy Jeans de São Paulo.

Para mulheres com perfil mais ousado, valem produções com mix de estampas e conjuntinhos que seguem (ou não) o mesmo padrão do jeans.

No trabalho, com moderação

Por ser uma lavagem informal, é preciso cuidado ao utilizar roupas jeans na versão acid wash no ambiente corporativo. Mesmo em empresas com dress code flexível. "Uma saia lápis, camisa, blazer e scarpin pode ser uma boa pedida. Optar por modelos com cara de alfaiataria elevam o status da peça e permitem o uso em situações de trabalho", afirma a consultora de imagem Ilse Gaedke, de Curitiba.

Na dúvida, a dica é aproveitar a calça jeans no trabalho naqueles dias mais descontraídos, como a casual friday, por exemplo. Sempre combinando com peças que tem a cara do trabalho, como camisas mais alinhadas, coletes e terninhos.

Acid wash jeans: looks para arrasar

Ainda em dúvida sobre como usar o jeans com essa lavagem? Acompanhe algumas opções de looks que são a cara da estação:

1 - Combinação com peças coloridas e estampas

2 - Vestidos e saias

3 - Calças com nuances diferentes

4 - Conjuntinho jeans

5 - Peças oversized