Topo

Protesto ambientalista marca abertura da SPFW e volta da Ellus ao evento

Natália Eiras

De Universa

13/10/2019 22h01

O que aconteceu no centro de São Paulo neste domingo (13) poderia ter sido uma manifestação ambientalista se não fosse a presença de uma plateia de salto fino e saia lápis vendo os "manifestantes" desfilarem. Em seu retorno à semana de moda, a grife Ellus abriu a 48ª edição da São Paulo Fashion Week, que acontece no Pavilhão das Culturas Brasileiras, no Parque Ibirapuera até sexta-feira (18), com uma coleção que parece estar pronta para uma guerra pela preservação do meio ambiente. A ativista Greta Thunberg estaria orgulhosa.

No desfile de abertura, que aconteceu em frente ao Farol Santander, antigo prédio do Banespa, a marca quis fazer um manifesto sobre a questão ambiental, assunto em alta uma vez que queimadas na Amazônia têm ocupado os noticiários.

O conceito da Ellus para a temporada de Inverno 2020, com direção criativa de Adriana Bozon, surgiu em looks com calças e saias cargo, cintos utilitários, shoulder bags e corta-ventos de vinil. Alças pretas prendiam tops cheios de bolsos. E blusas, que deixaram de estar amarradas na cintura, eram carregadas nas costas como uma mochila.

Equipe e modelos finalizaram o desfile com placas e palavras de ordem - Divulgação - Divulgação
Equipe e modelos finalizaram o desfile com placas e palavras de ordem
Imagem: Divulgação

A etiqueta vislumbra, também, um futuro em que lenços e máscaras antipoluição deverão ser necessárias diante da emissão de gás carbônico na atmosfera

A cartela de cores desfilada é sóbria, com cinza, preto e branco. O azul aparece em camisetas, e acessórios em tom laranja fluorescente, como cintos em faixa e luvas, são os pontos de luz na moda apocalíptica da Ellus. Nos pés, coturnos, plataformas e sneakers, que devem continuar em alta na próxima temporada.

No encerramento, modelos e equipe da marca empunharam cartazes e placas com palavras de ordem e divulgando o projeto social Route, apoiado pela grife, que, desde 2011, educa a população de cidades litorâneas sobre a preservação do meio ambiente fazendo a limpeza de praias e áreas públicas.