Topo

Estúdio lança 'calçados de Jesus' como crítica a colaboração entre marcas

Jesus Shoes, criação do estúdio MSCHF sobre modelos Nike Air Max 97s, traz água benta nas solas e crucifixo no peito do pé direito - Jesus Shoes/Divulgação
Jesus Shoes, criação do estúdio MSCHF sobre modelos Nike Air Max 97s, traz água benta nas solas e crucifixo no peito do pé direito Imagem: Jesus Shoes/Divulgação

Do UOL, em São Paulo

10/10/2019 17h21

O estúdio norte-americano MSCHF lançou hoje um par de tênis que ganhou o nome de Jesus Shoes, ou "calçados de Jesus". Trata-se de um modelo da Nike customizado, que traz água benta nos solados. Cada par custa US$ 3 mil (R$ 12,3 mil em valores atuais).

O site oficial da campanha traz um versículo bíblico, que diz: "E na quarta vigília da noite, Ele veio até eles, andando sobre o mar" (Mateus, 14:25). O endereço informa que os calçados do lote inicial foram todos vendidos.

O modelo é produzido sobre modelos Nike Air Max 97s brancos. Além do solado com água benta que teria sido coletada no Rio Jordão (onde Jesus Cristo foi batizado, segundo a tradição cristã), o tênis traz ainda um crucifixo dourado sobre o peito do pé direito. O site Insider.com informa que a Nike não tem qualquer vínculo com o lançamento.

Jesus Shoes 1 - Jesus Shoes/Divulgação - Jesus Shoes/Divulgação
Imagem: Jesus Shoes/Divulgação

O lançamento, segundo a marca, é uma crítica ao modelo de colaboração entre empresas - especificamente à parceria entre a Arizona Iced Tea (companhia de bebidas dos EUA) e a Adidas.

"Nós pensamos na parceria entre Arizona Iced Tea e Adidas, na qual eles vendem tênis que anunciam uma companhia de bebidas que vende chá gelado em botecos", explicou Daniel Greenberg, diretor de comércio da MSCHF ao site do jornal New York Post. "Então quisemos fazer um posicionamento sobre quão absurda essa cultura de colaborações se tornou."

Jesus Shoes 2 - Jesus Shoes/Divulgação - Jesus Shoes/Divulgação
Imagem: Jesus Shoes/Divulgação

Ainda segundo Greenberg, a marca então pensou como seria uma colaboração com Jesus Cristo. "Como judeu, a única coisa que eu sabia é que ele andou sobre as águas", disse, justificando a opção pelas solas com água.

TJ libera peça onde Jesus Cristo é representado por uma mulher transgênero

Band Campinas