Topo

Lacrador na novela Por Amor, batom marrom está de volta em versão cremosa

Milena, interpretada por Carolina Ferraz em Por Amor - Divulgação
Milena, interpretada por Carolina Ferraz em Por Amor Imagem: Divulgação

Manuela Aquino

Colaboração para Universa

09/10/2019 04h00

Uma das coisas legais de assistir à reprise de uma novela é observar a moda, os penteados e a maquiagem daquela época. Em Por Amor, reprise de 1997 da novela de Manoel Carlos na TV Globo, chama atenção um item do make que está com tudo hoje em dia: o batom marrom. Na reta final, a novela está batendo recordes de audiência para o horário e ajudando a reforçar a tendência.

As protagonistas Helena (Regina Duarte) e Eduarda (Gabriela Duarte) usavam, as vilãs Branca (Susana Vieira) e Laura (Vivianne Pasmanter) também e, claro, a Milena (Carolina Ferraz), que ditou muitas tendências de moda na época, desde o cabelo até as blusas cropped (na época, chamávamos de miniblusa).

"Depois da fase do batom marrom com fundo acinzentado da Kylie Jenner, o que vemos agora é a versão mais avermelhada, terrosa, ganhar força", diz Pri Luna, maquiadora oficial da Lancôme no Brasil.

Além da cor, o que chama atenção é que a textura cremosa, que bombava duas décadas atrás, também está no auge. "O boom do k-beauty [a influência coreana] trouxe essa questão da hidratação como algo primordial. O batom tipo balm, por exemplo, faz bem essa função de dar maciez e cor ao mesmo tempo", diz Pri Luna.

Para quem quiser um toque a mais, pode usar um pouco de cintilante no centro dos lábios. "Ele traz força para o brilho e para o contorno. Se você aplicar no centro, dá impressão de volume", fala o maquiador Rosman Braz.

Copia e cola

helena_e_eduarda - Reprodução - Reprodução
As personagens Helena e Eduarda, de Por Amor
Imagem: Reprodução
Se você curtiu a ideia de fazer essa viagem aos anos 90 e ainda ficar na tendência, aplique o batom começando com o contorno labial. "Para acertar, o melhor é usar o lápis não só no contorno mas em todo lábio, isso ajuda no uniformização da cor", diz a maquiadora. Assim, conforme o batom sai, o centro dos lábios não fica mais claro.

Se você quiser dar a sensação de que são maiores, o contorno pode ser feito um pouco acima do limite da boca. "Para um efeito natural, esse traço deve ser fino e quase em cima da linha dos lábios e esfumado para dentro", fala Luciana Pesinato, maquiadora e treinadora da Laura Mercier.

E para quem quiser algo mais ousado, ela dá a dica: "Uma maneira bem bonita de usar o contorno é esfumá-lo para dentro dos lábios, criando um degradê, e completar a boca com um tom de batom levemente mais claro, acompanhando esse degradê criado com o contorno."

Dica para fazer durar

Batom escolhido e modo de aplicar explicado, é hora de focar na duração. E ela está ligada à fase pré-make. Para fazer seu batom durar mais, você precisa preparar os lábios para receber os produtos.

Primeiro, use um esfoliante e faça movimentos delicados. Depois aplique um super-hidratante labial e esperar fazer efeito, ou seja, espere até que sua boca absorva e passe a ter uma textura macia.

Caso vá fazer o contorno, vale passar base nos lábios para deixá-los uniformes, como uma tela em branco. "Faça o desenho com um lápis da mesma cor do batom, nunca mais escuro, e preencha com este produto toda a boca e logo após o batom. Assim, dura mais", indica Rosman Braz.

Como compor a make

Com o batom marrom nos lábios pode vir a dúvida de como compor a make. "Os tons mais escuros normalmente fazem mais contraste e pedem cores quentes nos olhos, como dourados e bronzes, e um corado nas bochechas nos tons de pêssego, bronze e terracota", diz Luciana Pesinato.
Para tons mais claros, a expert aconselha looks monocromáticos com contraste de texturas. "Vale uma sombra marrom mate e lábios na mesma cor com efeito glossy, ou brincar com tons diferentes de marrom nos lábios, olhos e bochechas."