Topo

"Não nos oprima ou tente nos controlar": atrizes comentam 2 anos do #MeToo

AFP
Imagem: AFP

De Universa, em São Paulo

04/10/2019 13h53

Esta semana marca dois anos desde que o "New York Times" e a "New Yorker" publicaram relatos de várias mulheres acusando o produtor de cinema Harvey Weinstein de má conduta sexual, alimentando o movimento #MeToo contra o assédio sexual e uma tentativa de empoderar mulheres que trabalham atrás e na frente das câmeras.

Weinstein deve ser julgado em janeiro por acusações de estupro e agressão predatória de duas mulheres. Ele nega qualquer sexo não consensual.

A Reuters perguntou a estrelas o quanto Hollywood mudou desde outubro de 2017. Abaixo estão as respostas, editadas por extensão e clareza:

Julia Louis-Dreyfus

"Gostaria de dizer que sinto que os homens estão começando a se comportar um pouco melhor, e digo talvez. Não estou dizendo que eles tenham definitivamente, mas há uma nova maneira de se comunicar, ou uma percepção um pouco nova, uma mudança de consciência que aconteceu. Está em processo. Este trabalho não está concluído. Nunca estará. Mas acho que há uma maneira de se comunicar que melhorou, espero."

Patricia Arquete

"O movimento #MeToo - minha irmã foi uma das primeiras pessoas a revelar - acho que teve um efeito cascata em todo o mundo, além de Hollywood. Felizmente, há mais representação de mulheres e mulheres negras na televisão do que havia antes, mas ainda não é realmente a mesma coisa... Ativistas e pessoas tentam fazer esse trabalho há muito, muito tempo, mas quanto mais nós tivermos essa conversa, quanto mais pedirmos, mais falarmos sobre a necessidade, melhor. Você tem filmes como 'Mulher Maravilha' e 'Pantera Negra' quebrando recordes de bilheteria e, de repente, o mundo fica como 'Oh, certo, eles podem ser bem-sucedidos'. Às vezes, a indústria é a última a aprender."

Angelina Jolie

"Acho que temos muito a percorrer. Acho que mesmo em Hollywood deveria ter havido uma investigação independente... Há muito foco no que eles dizem que as mulheres querem e eu diria que não é o que queremos. É o que gostaríamos de não ser feito conosco. Não nos limite a ter uma educação, não nos prejudique, seja em guerra ou em nossas próprias casas, não nos oprima ou tente nos controlar, não limite nossas possibilidades como seres humanos e apenas nos deixem ser."

Kristen Stewart

"Existe essa solidariedade que oferece às mulheres a chance de começar a finalmente contar suas próprias histórias e não serem usadas como ferramentas para contar suas histórias através de outras pessoas ... Existem muitos recursos inexplorados e maneiras pelas quais podemos habitar nossas vidas, próprias histórias e retomar a nossa narrativa. [Isso] é totalmente factível agora e pela primeira vez, na história, por isso é um momento emocionante para as mulheres no cinema, enormemente."

Elizabeth Moss

"Fiz um filme que havia uma diretora, três protagonistas femininas, também tínhamos (a) primeira mulher (diretora de fotografia), e é quase uma daquelas coisas que agora se tornou natural porque essas mulheres são as melhores no que fazem, e é por isso que elas estavam lá e não porque são mulheres ... Está apenas se tornando mais normalizado, o que eu acho que é a melhor parte disso."

Nicole Kidman

"Charlize [Theron], Margot [Robbie] e eu acabamos de fazer um filme - 'Bombshell' - que trata de instigar mudanças em termos de assédio sexual... Esperamos que falar constantemente sobre isso mude para as próximas gerações."

Julianne Moore

"Por causa do movimento Time's Up, o governador [de Nova York] [Andrew] Cuomo, adotou uma agenda de segurança, que é realmente significativa para todas as mulheres do estado. Nova York é um estado muito menos progressista que a Califórnia, então quando o Time's Up New York se reuniu, pensamos: 'O que abordamos aqui em nosso estado de origem?' E nós realmente fomos capazes de fazer alterações."

Melissa McCarthy

Acho que estamos no começo de um movimento, e acho que precisamos continuar pressionando. Você pode fazer um bom jogo, mas precisa esperar até que algo mude, e nós ainda não chegamos lá. Nós chegaremos. Você precisa torcer por isso. Eu sou uma pessoa esperançosa. Eu tenho duas filhas, tenho que ser. Vou lutar até não poder mais."

*Com Reuters