Topo

Stalkeadas

Um olhar diferente sobre o que bomba nas redes sociais


Stalkeadas

O que é VSCO Girl? Elas usam choker de concha, amam animais e bombam na web

Composto por camiseta oversized, scrunchies como pulseiras e short curtinho, estilo faz sucesso no Tik Tok e Instagram - Reprodução/Instagram
Composto por camiseta oversized, scrunchies como pulseiras e short curtinho, estilo faz sucesso no Tik Tok e Instagram Imagem: Reprodução/Instagram

Natália Eiras

De Universa

30/09/2019 04h00

O Google Trends, ferramenta que mede tendência de buscas, aponta que, desde agosto, um termo muito peculiar está em ascensão em interesse de pesquisa. "O que é VSCO Girl", ou garota VSCO, é uma das perguntas mais comuns na plataforma. Você pode não saber o que essa gíria significa, mas é quase certeza que seu filho, irmão mais novo ou priminho sabem muito bem o que é este estilo, muito popular principalmente no Tik Tok, aplicativo de vídeos, e no Instagram.

Segundo o site "Urban Dictionary", que compila e explica gírias em inglês, descreve uma VSCO Girl como alguém que "usa camisetas e moletons oversized com shorts da Nike. Usa tênis Vans, crocs e gargantilha de conchas. Ela está sempre com uma garrafinha de água na mão." Em vídeos de comédia no Tik Tok, a garota desse estilo aparece sempre com os braços cheios de elásticos do tipo scrunchie, mais gordinho, e com um canudo de inox a mão. "Salve as tartarugas", é a fala favorita das pessoas que brincam com essa personagem da internet.

Garota o quê?

VSCO vem do aplicativo de edição de fotos de mesmo nome. Ele é conhecido por ter efeitos muito semelhantes aos de câmeras analógicas e é um dos favoritos dos usuários assíduos do Instagram. O aplicativo tem uma comunidade própria onde usuários compartilham suas fotos usando os efeitos. Foi lá que as meninas VSCO começaram a ganhar popularidade, por causa de suas poses muito características e estilo que calculadamente despojado.

Porém, a tendência já ultrapassou o aplicativo de efeitos e está no Instagram (a hashtag do termo tem mais de 1,4 milhões de publicações), Tik Tok e YouTube. Em junho, a youtuber Caiti Decort fez um vídeo se transformando em um VSCO Girl e, até o momento, teve mais de 1,4 milhões de visualizações. "A palavra que eu usaria para melhor descrever a tendência é básica", disse a criadora de conteúdo ao "Buzzfeed". Lembrando que, nos EUA, uma pessoa básica é aquela que se veste como a maior parte das pessoas e não se destaca pela personalidade. Sem sal, no caso. "Todo mundo usa as mesmas roupas e os mesmos itens", continuou Caiti.


No começo de setembro, as irmãs Brooklyn e Bailey publicaram um vídeo em que encarnavam não só a VSCO girl, como também a e-girl, estilo muito parecido com o emo, e soft girl, cujas adeptas são mais fofas. A paródia teve, até o momento, mais de 1,5 milhões de visualizações e mostra a diferença entre as três personas que disputam espaço no Tik Tok.

Em relação ao look, a e-girl usa bastante preto e faz as mesmas caretas que a cantora Billie Eilish, enquanto a soft girl gosta de jardineiras, blush bem marcado e estampas floridas. A VSCO girl, por sua vez, tem uma pegada mais praiana: a pele aparece bronzeada, a maquiagem é leve e conta com o inseparável hidratante de lábios.

A popularidade desses três tipos de estilos mostra que, mesmo com o passar dos anos e o surgimento de novas tecnologias, os adolescentes sempre se separam em diferentes tipos de "tribos". Assim como sempre foi.

Stalkeadas