Topo

Equinócio de primavera inspira rituais e chega com Sol em Libra: impactos

Equinócio de Primavera - Paul Gilmore/iStock
Equinócio de Primavera Imagem: Paul Gilmore/iStock

Camila Eiroa

Colaboração para Universa

23/09/2019 04h00

Chegou a primavera, a estação mais florida e cheirosa do ano! Aqui, no Hemisfério Sul, a data marca a comemoração do Equinócio de Primavera, um festival celebrado mundo afora desde a Antiguidade. No Hemisfério Norte, ao contrário, o equinócio (que significa "dias e noites iguais") se dá em 21 de março, quando começa o outono por aqui.

Chamado pelos nórdicos de Rito de Ostara, o Equinócio de Primavera traz a potência do despertar da terra e da fertilidade. Afinal, o tempo começa a se abrir, as plantas começam a brotar e os campos se enchem de flores. Todas as cores presentes na natureza durante essa estação trazem uma iluminação de consciência que permite o acordar, para buscar equilíbrio interno e externo.

Fato é que aquilo que ficou em silêncio durante o inverno pode desabrochar aos poucos. Conseguimos, enfim, plantar as sementes daquilo que desejamos para nossa vida. É natural começar a sair da toca aos poucos, mesmo que seja uma metáfora que espelha o comportamento dos animais na natureza.

Equilíbrio de 'dias e noites iguais'

O Equinócio de Primavera faz parte da Roda do Ano, um tipo de calendário seguido por crenças pagãs e representa a época em que os hemisférios da Terra são iluminados de maneira igual pelo Sol. Há equinócio de primavera e de outono. Os dias começam a ficar mais longos e mais quentes e, em uma abordagem emocional, traz potência de ação e acolhimento.

Durante esse momento, Sol e Lua estão em perfeito equilíbrio. E se considerarmos a Lua regente de nossas emoções e o Sol regente de nossas vontades mais essenciais, poderemos perceber que ganhamos mais disposição para equilibrar ação e emoção. Ficará muito mais fácil seguir um caminho de harmonia.

Mas como podemos aproveitar o momento da melhor maneira? Conheça comemorações típicas do Equinócio para montar ritual:

Ovos coloridos

A tradição mais antiga do Ritual de Ostara é a pintura de ovos. O ovo simboliza a fertilidade e a criação. Ao decorá-los ou desenharmos em suas cascas, conseguimos transformá-los em verdadeiros amuletos energéticos. Há quem cozinhe os ovos e, antes de comer, depois de tirar a casca, decore-os com corante alimentício. Que tal fazer um jantar de fertilidade bem colorido?

O ato de presentear com ovos de chocolate na Páscoa, aliás, também vem dessa crença antiga associada à fertilidade.

Cores e mais cores

A própria decoração da sua casa pode ajudar a potencializar as energias da primavera. Compre uma manta colorida para o sofá ou pinte aquela parede já descascada.

Tons de verde, laranja, amarelo, rosa e variações de vermelho ajudam a aumentar a criatividade e a fertilidade de quem entra em contato com elas. Seguindo a cromoterapia, cores frias tendem a trazer tristeza e falta de motivação. Agora que sabemos que a época é de vivacidade, trocar a paleta das roupas também pode ser uma boa ideia.

Perfumando o ambiente

Já pensou em fazer seu próprio perfume de ambiente? Você pode pegar flores ou folhas que te agradam, como lavanda e alecrim, por exemplo, e colocar em um recipiente com álcool. O segredo é deixar no escuro por uma semana e depois coar. Pronto! Você conseguirá levar a energia e o aroma da natureza para energizar seu lar.

Flores e água

Para o Feng Shui, fontes de água são ótimos objetos para termos em casa, principalmente em cantos sem nenhum móvel ou item de decoração. O fluxo da água renova as energias do ambiente e ainda consegue trazer calma e tranquilidade com o seu barulho. Outra dica para a decoração é apostar em vasinhos com flores e folhagens de seu gosto.

Altar de fertilidade

Quando falamos fertilidade, a primeira coisa que vem à cabeça é gravidez. Certo? Porém, a fertilidade é muito mais abrangente e diz respeito àquilo que gostaríamos de ver florescer e prosperar em nossa vida.

Aproveite a energia do Sol em Libra para analisar o que deve ficar para trás e o que pode trazer belos frutos para sua vida. Com isso claro em sua mente, monte um altar com velas verdes e rosas, flores e frutas e mentalize muito bem seu objetivo.

Sol em Libra

Junto com a primavera, acontece a entrada do Sol no signo de Libra, nesta segunda-feira (23), regido pelo elemento ar e representado pelo símbolo da balança.

Libra carrega como imagem um objeto feito pelo homem, o que representa uma busca constante por equilíbrio. Ou seja, aqui, no Hemisfério Sul, podemos potencializar ainda mais este momento.

O senso de justiça e o respeito dos librianos traz clareza não só para quem é desse signo, mas para todos. Durante o próximo mês, teremos a chance de analisar o que é justo e o que precisa ser urgentemente transformado, para dar lugar ao que flui de maneira harmoniosa para todos os envolvidos, inclusive num âmbito social.

É bom lembrar que quem possui Libra no signo solar, no ascendente ou em Marte sentirá ainda mais a potência do mês de setembro.