Topo

"Joey não divide comida" e coisas de Friends que representam os signos

Claudia Dias

Colaboração para Universa

22/09/2019 04h00

Quando "I'll be there for you" começa a tocar, já pensamos em cenas hilárias protagonizadas por Joey, Rachel, Phoebe, Chandler, Monica e Ross. Há 25 anos, foi exibido o primeiro dos 236 episódios de Friends, a série que conquistou fãs do mundo inteiro em suas dez temporadas.

Dentre as centenas de tiradas divertidas, há aquelas que representam bem a realidade de cada signo. Com ajuda de Vivi Pettersenn, astróloga e superfã de Friends, listamos as cenas épicas, que mostram bem como é a vida dos representantes do zodíaco.

Aquele de Áries

Apesar de a personagem de Courteney Cox ser uma típica virginiana, Mônica Geller revela peculiaridades do signo de Áries. Enérgica, nervosa e extremamente competitiva, ela sempre quer jogar, ser a líder do time e, obviamente, vencer.

No nono episódio da terceira temporada — "Aquele do futebol americano" —, a dona do apartamento mais famoso de todos os tempos evidencia sua porção Áries quando propõe aos amigos que participem de uma disputa esportiva. Com ritmos e desempenhos bem diferentes, a turma retrata a vida ariana de um jeito bem hilário.

Aquele de Touro

Joey Tribbiani, o representante de Touro do grupo, é doce, de coração enorme -- e guloso. Ele não dispensa nenhum tipo de oportunidade que envolva comida. Uma mostra disso é o episódio 9 da décima temporada -- Aquele com a mãe biológica --, em que o ator acaba se excedendo em um date por causa da sua gula.

Taurino é assim: capaz de perder o crush dos sonhos, mas dividir a comida?Jamais!

Aquele de Gêmeos

Não adianta negar: Gêmeos se mostra o signo mais falador do zodíaco. E, é claro, vez ou outra, ele não consegue segurar a língua. No 11º episódio da quinta temporada -- Aquele com todas as resoluções --, Rachel Green descobre o romance até então secreto dos colegas Chandler e Mônica. E, como acontece no dia a dia geminiano, ela precisa desesperadamente compartilhar a notícia com alguém.

Aquele de Câncer

Bastante emocional, Câncer rege a família e os assuntos do coração. Não à toa, no episódio 1 da sétima temporada, Mônica encarna o papel de canceriana. Depois de muita confusão a respeito do pedido de noivado de Chandler, ela, que sonha com a ocasião desde muito nova, libera toda sua energia sentimental ao colocar a aliança no dedo, com direito a gritos na sacada e bate-boca com os vizinhos.

Aquele de Leão

Leonino é um ser alegre, expansivo, que adora fazer uma coisinha aqui e outra ali para se sentir bem com sua autoestima. Regido pelo Sol, Leão precisa ter seu brilho pessoal renovado diariamente. Uns nativos têm essa necessidade maior do que os outros, aliás. No episódio 13 da nona temporada -- Aquele em que Mônica canta --, Joey retrata bem tudo isso, ao ter uma experiência ruim no centro de estética e precisar ser "salvo" pelo amigo Chandler, que conserta sua sobrancelha depilada.

Aquele de Virgem

Uma das sequências mais engraçados e inesquecíveis é, sem dúvida, quando Ross Geller inventa de fazer bronzeamento artificial - temporada 10, episódio 3 ("Aquele com o bronzeado do Ross"). Tudo seria lindo se o paleontólogo não contasse o tempo necessário de exposição à moda Mississipi (um Mississipi, dois Mississipis, três Mississipis?), o que o coloca em maus lençóis. O que isso tem a ver com Virgem? O signo gosta de tudo muito bem feito e correto.

Se surgirem demandas e situações que deixem o nativo atordoado? Esqueça, não é para ele! Agir como Ross é totalmente pertinente ao virginiano,

Aquele de Libra

Diplomático e indeciso, Libra sempre ganha dos outros nos dois quesitos, por não gostar de se indispor com ninguém. No episódio 13, lá na primeira temporada -- "Aquele com os seios" -- Chandler Bing se vê encurralado por Rachel depois de um elogio considerado mediano por ela. Na difícil tarefa de encontrar uma saída menos pior, ele recorre ao provérbio "Between a rock and a hard place" (algo como "entre uma rocha e um lugar duro") para ilustrar a enrascada em que se meteu, equilibrando-se em cima do muro, tal qual o libriano.

Aquele de Escorpião

A frase mais icônica da série foi falada centenas de vezes pelo paquerador Joey, durante todas as dez temporadas. As três palavrinhas "How you doin'?", acompanhadas por um sorriso galanteador, eram o auge do flerte do ator, atitude que tem tudo a ver com Escorpião. Isso porque o signo possui o charme como essência, sabe azarar como ninguém e gosta do jogo de sedução - além de reger o sexo no mapa astral. Ou seja, nada melhor do que a cantadinha de Joey para definir este signo.

Aquele de Sagitário

Sagitário é o signo da sinceridade - e comete sincericídio, em muitos momentos da vida. Sem papas na língua, o sagitariano atravessa quem quer que tenha opinião descabida. Também dispara a falar, na maioria das vezes, sem filtro algum. É o famoso: "falo, doa a quem doer". No 14ª episódio da temporada 8 ("Aquele com o armário secreto"), Rachel, grávida, corta a onda de Ross, o pai do bebê, que desdenha de um sintoma que a leva para o hospital. A atitude dela, dizendo que ele não tem direito de opinar, já que não tem útero, não poderia ser mais sagitariana.

Aquele de Capricórnio

Outro sincerão do zodíaco, que fala o que precisa, sem rodeios, é Capricórnio. Ele também é considerado "frio" por ter prioridades que fogem um pouco do aspecto emocional e sentimental.

Chandler mostra esse lado da vida capricorniana no episódio 20 da oitava temporada ("Aquele com o chá de bebê"). Ao ajudar Joey em um ensaio como apresentador, ele solta um "Eu não me importo", sem pensar nas consequências que traria ao amigo. Trata-se de um comportamento tipicamente capricorniano.

Aquele de Aquário

Phoebe Buffay é aquariana nata: diferentona, ousada, excêntrica. No episódio 7 da temporada 6 ("Aquele onde Phoebe corre"), a massagista e música mostra um tipo de corrida um tanto quanto diferente - o que obviamente chama a atenção não só da amiga, como de todos que estão no parque. Após uma leve discussão, Phoebe mantém seu jeito e sua personalidade, pois aceita que ela é assim e pronto, comportamento típico de quem é de Aquário.

Aquele de Peixes

Sentimental ao extremo, o pisciano é um dos chorões do zodíaco. O ator Bruce Willis fez algumas participações em Friends como Paul Stevens, pai da namorada de Ross e crush de Rachel. No episódio 23, "Aquele com o anel", um dos mais clássicos da temporada 6, ele se pega chorando sem parar, ao trazer alguns sentimentos que estavam guardados em seu subconsciente - setor que Peixes rege no mapa astral.