Topo

Do trabalho à balada, jaqueta cropped é look certo para dias mais quentes

Reprodução/Pinterest
Imagem: Reprodução/Pinterest

Jessica Arruda

Colaboração para Universa

12/09/2019 04h00

Com a primavera se aproximando, é hora de deixar os casacos grossos e o sobretudo de lado para investir em peças mais leves: é o momento perfeito para incorporar a jaqueta cropped. O modelo completa o visual e deixa a produção repaginada, destacando ainda mais a silhueta com vestidos, calças de cintura alta ou saias midi.

A jaqueta curtinha não é novidade, mas voltou com tudo nesta temporada por aliar conforto e versatilidade. A peça é tão funcional que, assim como um cardigã, combina com tudo, permitindo diversas opções de looks tanto para o dia a dia quanto para compromissos mais formais.

"Para o trabalho, você pode combinar uma calça de alfaiataria e camisa social e jogar a jaqueta por cima, apoiada nos ombros. Para momentos de lazer, indico um look total jeans, com calça jeans e camiseta combinadas com tênis e a jaqueta amarrada na cintura", recomenda Luiza D'Angelo, designer de moda do Rio de Janeiro.

Da tradicional jaqueta jeans às versões em couro ou modelos mais estruturados, veja 5 inspirações diferentes para arrasar em looks com a peça curinga da meia-estação:

1. Jaqueta cropped + vestido

Com a bainha da jaqueta mais curta, é possível criar uma silhueta ainda mais acinturada ao combinar a peça com vestidos - tanto os midis quanto aqueles modelos mais amplos e compridos.

Isso acontece porque, visualmente, a jaqueta termina bem no meio da barriga, criando uma linha horizontal que confere a sensação de corpo mais esguio. Para potencializar ainda mais este efeito, a dica é apostar em versões curtinhas e com mangas 3/4.

2. Looks com saia

Com saias longas, a jaqueta cropped confere um ar despojado e supercasual. Já saias mais curtinhas ganham um charme extra, especialmente em produções mais elaboradas, para serem usadas à noite. O truque para um look equilibrado é "casar" o comprimento da jaqueta com a cintura mais alta da saia.

"Use o bom senso para não exagerar. Invista em peças que lhe caiam bem. Se você se olhou no espelho e achou exagerado, pode acreditar que está! Tire itens, o menos é mais", acredita Lise Crippa, colunista de moda de Florianópolis.

3. Jaqueta curta, calça curta

Não foi só a jaqueta que encurtou nesta temporada: as calças também aparecem em versões cropped, ressaltando ligeiramente os tornozelos. Tanto o modelo pantacourt quanto o clochard rendem looks que transitam do trabalho ao lazer com o casaqueto.

Mas é preciso cuidado para não exagerar ao combinar as duas peças: "A jaqueta cropped pede uma pegada mais despojada e cool. Portanto, cuidado para não escolher peças muito caretas e, assim, misturar os estilos. Em relação a estampas e cores, pode usar e abusar!", afirma Luiza D'Angelo.

4. Referências esportivas

Para quem gosta de um visual mais esportivo, a aposta é a cropped em materiais leves, cores vibrantes e zíper frontal. Isso sem contar versões como a bomber curtinha, por exemplo.

Esta referência também pode aparecer na parte de baixo da roupa, com peças que vão das calças jogging até a bermuda ciclista. Ou na sobreposição da jaqueta com um top que deixa a barriga à mostra.

5. Jaqueta cropped no trabalho

Versões mais estruturadas, especialmente nos ombros, conferem a sobriedade necessária para o ambiente de trabalho. Assim como peças com mix de estampas mais discreto, que traz um toque extra de estilo na medida certa.

Para equilibrar o look, blusas mais compridas deixam a produção office ainda mais polida. "Na hora de vestir, use este critério: jeans, branco e preto poderão ser usados sempre. Estampas florais entram, saem da moda e entram novamente - o mesmo para listras, poás e geométricas", sinaliza Lise Crippa.