Topo

Mãe processa escritório de dentista por proibi-la de amamentar

Kalee Kellough com o filho mais novo - Reprodução/KGW
Kalee Kellough com o filho mais novo Imagem: Reprodução/KGW

Caio Coletti

Do Universa, em São Paulo

04/09/2019 15h14

Kalee Kellough, uma mãe de 31 anos em Oregon (EUA), está processando o seu próprio dentista após supostamente ser proibida de amamentar o filho de 16 meses de idade no consultório do profissional, no Willamette Dental Group.

Segundo a revista People, Kellough estava esperando no consultório pela chegada do Dr. Matthew Haehlen, que realizaria uma operação dentária em sua filha mais velha, de 5 anos de idade. Quando ela começou a amamentar o seu filho mais novo, o Dr. Haehlen entrou na sala e, ao ver a cena, rapidamente se retirou.

Minutos depois, uma funcionária do dentista comunicou a Kellough que o doutor não prosseguiria com o atendimento de sua filha enquanto ela estivesse amamentando. A norte-americana chegou a perguntar se a proibição tinha alguma relação com o gás anestésico usado na operação, mas a funcionária esclareceu que o Dr. Haehlen simplesmente não queria que ela amamentasse no consultório.

"Ela disse claramente: 'O dentista não se sente confortável com isso acontecendo durante a operação'", relatou Kellough. A funcionária disse que ela poderia amamentar na sala de espera, mas Kellough se viu dividida, porque sua filha queria sua presença durante a operação.

"Eu fiquei me perguntando: Será mesmo que um bebê amamentando distrai mais o médico do que um bebê berrando e chorando de fome? Eu acho que não", comentou ela.

A legislação do Oregon está do lado de Kellough no caso, já que o estado norte-americano permite a amamentação em qualquer local público. "Nós mães já temos muita ansiedade sobre onde podemos levar os nossos bebês, mesmo sem precisar se preocupar com olhares suspeitos, ou com passar vergonha porque precisamos amamentar", disse.

"É uma grande surpresa para mim, que temos que lidar com algo como isso em pleno 2019", completou.