Topo

Queridinho nos pés: 12 looks estilosos com mules e mais opções

Mainá Belli

Colaboração para Universa

01/09/2019 04h00

Vai estação, vem estação e os mules seguem certeiros em produções que equilibram sofisticação, conforto e apelo fashionista.

Em looks para ir trabalhar, agregam autenticidade ao visual sem perder a formalidade. O sapato pode ainda ser o complemento chique perfeito para composés casuais ou esportivos.

"O mule é uma espécie de tamanco fechado na frente e caracterizado por deixar o calcanhar à mostra", conta a consultora de imagem Fabiana Barbosa. Ela afirma ainda que o sapato em questão foi surrupiado do guarda-roupa masculino: "Quem os estreou, durante o século 16, foram os homens. Somente no século 17 surgiu no armário feminino da realeza, com saltos Luís 15 e em seda bordada. A título de curiosidade, veio a inspirar a famosa sapatilha, anos mais tarde", completa. Tempos depois, em meados da década de 1990, os mules viraram febre e foram massivamente combinados com jardineiras, conjuntinhos, saias xadrezes e outras tendências da época. Para esta temporada, além dos clássicos em couros e camurças, os mules aparecem com bordados, mix de texturas, laços, tramas trançadas e recortes pespontados. Versões em tons vibrantes e em animal prints também ganham destaque nas coleções atuais.

Para a consultora de imagem e estilo Glauce Barossi, os mules são tão populares nos dias de hoje justamente por refletirem os desejos da mulher atual, que busca sempre unir estilo e conforto em seus looks. Democráticos, vêm tanto em versão flat quanto em saltos médios e blocados ou altos e finos, permitindo que se adaptem aos mais variados estilos pessoais.

Entre dicas das especialistas em moda e looks estilosos, comprove a versatilidade dos sapatos mules com as 12 maneiras de uso à seguir. Para inspirar, usar e repetir!

1. Em looks para dias quentes:

A versatilidade dos mules vale também para suas possibilidades de uso nos variados climas: ?eles transitam perfeitamente entre as temperaturas mais altas, uma vez que os calcanhares ficam livres, bem como nas mais baixas?, conta Fabiana. Para dias de verão, combine-os com vestidos frescos ou com blusas e camisas de algodão e saias de comprimentos variados.

2. Em looks para dias frios:

Em dias mais frios aposte nos sapatos com calças mais quentinhas, casacos longos e blusas de gola alta. Se o clima pedir, use-os ainda com meias-calças pretas e lisas, para aquecer e dar estilo.

3. Em looks de meia estação:

Se os mules vão bem em estações extremas, em climas amenos não há grandes segredos na hora de arrematá-los. Para uma produção mais casual, aposte em macacões em tecidos leves mixados com jaquetas jeans ou demais terceiras peças.

Para looks mais sofisticados, use-os também com vestidos mídi acetinados e blazers alongados.

4. Com calça jeans e blusa branca:

Em looks descomplicados, o mule pode vir como elemento fashionista da vez: ?Os mules flats - sem salto - em couro sintético são uma excelente pedida para fazer do look básico um não tão básico assim?, divide Fabiana. Use-os em versões clássicas, para sofisticar, ou coloridas e com aplicações para levantar o visual.

5. Combinando com os tons do look:

Para garantir uma vibe criativa na produção, use uma das peças do look no mesmo tom dos sapatos. Quanto mais alegre e vibrante for a cor escolhida, mais autêntico o visual ficará.

6. Em combinações jeans + jeans:

Para uma releitura do estilo noventinha dos mules, use-os em looks de jeans + jeans. Vale combinar camisas com saias ou jaquetas e calças em lavagens diversas.

Ah, e mules em jeans também são ótimas pedidas para variar o visual.

7. Como protagonistas do look:

Mules com bordados ou texturas e aplicações ganham protagonismo em looks mais básicos. Adicione peças minimalistas e em bom caimento para pitadas extras de sofisticação. 8. Combinados com peças de alfaiataria:

Mules de salto baixo são ótimas alternativas para substituir scarpins em looks com peças de alfaiataria. Se quiser um visual mais descolado, combine blazers e calças de cintura alta com croppeds e bolsas com informação de moda.

9. Agregando estilo para looks de trabalho:

?Para usar mules em local de trabalho, é preciso atentar-se ao tipo de ambiente?, conta Glauce. ?Se for mais formal, indico modelos mais clássicos, em tons neutros, sem salto ou com saltos grossos e bico finos?, completa. Aqui a alfaiataria também é muito bem-vinda, assim como calças mais sequinhas, peças minimalistas e de corte retilíneo.

10. Mixados com acessórios em voga:

Grampos, maxi-presilhas de cabelo e tiaras com pérolas são tendência forte para esta temporada. Combine-os com mules que também tragam detalhes fashionistas para um visual charmoso e moderninho.

11. Com peças na altura do tornozelo:

Calças pantacourt e macacões cropped destacam os tornozelos e valorizam ainda mais os mules.

Vale também dobrar a barra das peças para criar efeito semelhante. Uma lição de estilo simples - e super fácil de copiar, não?

12. Combinando-os com a bolsa:

Combinar bolsas e sapatos de estilos semelhantes traz proposta atual e divertida ao look. Mules em materiais rústicos ou tressês ficam incríveis com bolsas de palha; já os modelos de camurça podem ser combinados com bolsas de couro mais elegantes.

Por fim, se bater aquela dúvida de como introduzir o sapato fashionista aos looks do dia a dia, a dica de Glauce é combiná-lo com peças que já façam parte do seu acervo pessoal. Assim, é possível trazer uma novidade ao visual sem abrir mão da sua identidade e de combinações que refletem seu estilo de vida.