Topo

Transforma

Mulheres protagonizam um mundo em evolução


Kendall Jenner é acusada de apropriação cultural por usar tranças no cabelo

Getty Images
Imagem: Getty Images

De Universa

30/08/2019 13h52

Kendall Jenner está recebendo críticas nas redes sociais depois de surgir com tranças no cabelo, o que muita gente considerou apropriação cultural.

Tudo começou quando há alguns dias, a modelo compartilhou um vídeo em seu Instagram enquanto curtia suas férias. Mas o que chamou a atenção foi o penteado escolhido por ela com os fios trançados.

No dia seguinte, foi a vez de Kylie Jenner alimentar seu Instagram. Lá estava ela com a irmã Kendall Jenner que, mais uma vez, usava as tranças.

Kendall - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram

Kendall - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram

Não demorou muito para que usuários no Twitter se manifestassem contra a modelo. Em publicações, elas explicaram o motivo para isso ser considerado apropriação cultural.

"Estou exausta de pessoas brancas constantemente se apropriarem da cultura negra e usarem penteados que sempre foram ridicularizados quando usados por nós para 'ficar diferente' e 'se sobressair'", escreveu uma jovem. "Nós usamos esses penteados para nos proteger nossos cabelos de danos, mas eles querem fazer isso para serem descolados. Isso não deveria ser usado por eles. Ponto final".

"Outra vez que Kendall Jenner se apropriou da cultura negra. Essas mulheres brancas nem precisam pensar em si mesmas. Elas só exploram e roubam o que mulheres negras fizeram, mas são as que recebem crédito por isso", disse outra.

Como citado nessa última crítica, o passado de Kendall Jenner com apropriação cultural é um tanto quanto longo.

Em 2017, a modelo participou de um comercial da Pepsi em que ela oferecia a bebida para um policial armado durante um protesto - o que não agradou em meio a discussões sobre a violência desenfreada das autoridades contra a população negra.

Já em 2018, Kendall posou para a revista Vogue com black power.