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Gloss labial: o brilho acabará com o reinado do batom matte na maquiagem?

Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Pedro João

Colaboração para Universa

29/08/2019 04h00

Não é de hoje que as passarelas (principalmente as de verão) indicam o brilho molhado como uma possibilidade alternativa de beleza. No entanto, essa tendência está começando a angariar espaço para além das passarelas.

A culpa, aparentemente, é de Kim Kardashian e Rihanna. As duas celebridades — que, com certeza, estão no hall de pessoas mais influentes do mundo da beleza — são grandes entusiastas do produto que, desde os anos 1990, não fazia tanto sucesso: o gloss labial. Em suas marcas de maquiagem, aliás, eles chegam totalmente repaginados.

O caso de Rihanna e de sua Fenty Beauty é mais especial. Por mais que Kim Kardashian tenha popularizado o visual por usá-lo em diferentes eventos, foi a cantora e empresária de Barbados que refez o item com tecnologia suficiente para tornar-se hit no novo milênio. O gloss da Fenty — chamado Gloss Bomb — tem textura fina e não é pegajoso.

Sua tonalidade também alega funcionar bem para qualquer tipo de pele. Desde que foi lançado, em setembro de 2017, ele esgotou oito vezes até ganhar duas novas versões: uma com brilho prateado e outra com fundo cor-de-rosa, em dezembro de 2018. E mais, ele também serve como lip balm por ter agentes hidratantes e restauradores em sua formulação.

Vale lembrar também do hype em torno da Glossier. A marca de maquiagens leves da blogueira Emily Weiss (fundadora do site "Into The Gloss") trabalha com um dos conceitos mais populares quando o assunto é a vanguarda da beleza contemporânea: "your skin, but better" ("sua pele, só que melhor"). Nada da Glossier é 100% matte, alta cobertura, longa duração etc. Os produtos da marca têm pouca pigmentação e muito brilho. Ou seja, o resultado final é supernatural, mas mega brilhante, com aspecto de hidratação aparente, orvalhado.

Aqui no Brasil, a bio no Instagram da beauty expert Nathalie Billio — que já maquiou atrizes como Mariana Ximenes e Isis Valverde e é fã dos produtos desenvolvidos pela Emily Weiss — não esconde a obsessão e diz: "viciada em glitter & glossy". "Acho que quem nasceu nos anos 1990 ia para o colégio com aquele gloss roll-on porque era o produto que era vendido para as pré-adolescentes. Talvez, por isso, as pessoas ainda liguem o gloss a uma estética infantil. Hoje, no entanto, ele serve para misturar texturas e trazer modernidade à maquiagem", compara a maquiadora que enumera Lupita Nyong'o, Lucy Boynton e Jennifer Lopez como referências. "J. Lo nunca chegou a largar o gloss", brinca.

"Se a gente for pensar na maioria das brasileiras, vamos perceber que os batons — e acabamentos matte de maneira geral — ainda são hit. Não borram os dentes, têm mais durabilidade, são muito mais práticos", pondera a especialista em beleza Vânia Goy. "Mas acho que estamos começando a chegar nesse momento em que esse visual está ficando saturado. A pele brilhante e o gloss labial podem ser uma saída inteligente."

Muito além dos lábios

O interessante é que a tendência do gloss não se limita à boca. Claro que a versão para lábios é a mais simbólica — e, provavelmente, a mais usável na vida real —, mas é incrível pensar nas mil e uma possibilidades que um só produto pode oferecer.

Segundo Rafaella Crepaldi, maquiadora da Nars no Brasil, a maquiagem, em certa medida, tem acompanhado a evolução do feminismo e é por isso que brincadeiras e explorações menos usuais estão aparecendo. "A retomada dos anos 1990 é uma das razões da volta do gloss, mas as mulheres começaram a entender que elas não precisam fazer só um tipo de maquiagem. Vejo mais liberdade, mais divertimento na hora de montar o look, mais possibilidade até de ser kitsch, por que não?", questiona. Assim, vale gloss no olho e gloss nos pontos altos do rosto como iluminador...

A maquiadora Vanessa Rozan, da Vult, concorda e dá suas dicas: "Mesclar acabamentos também é uma possibilidade. Se você não quer esse aspecto 'lambuzado' do gloss, use uma pele fosca e coloque o produto somente onde você quer dar destaque para esse brilho. O contraste funciona superbem".

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