Topo

Dez dicas para parar de pensar em trabalho no fim de semana

Não leve trabalho para casa - Getty Images
Não leve trabalho para casa Imagem: Getty Images

Heloísa Noronha

Colaboração para Universa

25/08/2019 04h00

Em tempos de supervalorização da produtividade, os períodos de folga são preciosos e merecem ser vividos com qualidade. No entanto, o expediente puxado e o excesso de tarefas às vezes faz com que a mente não desligue nem no fim de semana, atrapalhando o lazer e o descanso. Para fugir dessa armadilha, siga algumas sugestões:

Faça planos para o seu tempo livre

Não se trata de montar um cronograma organizadinho, mas de listar algumas coisas que gostaria de fazer, como ver um filme que acabou de estrear, arrumar os armários, começar um livro novo ou tomar um café com uma amiga. Com uma agenda cheia de atividades prazeirosas ou produtivas, diminui o risco de pensar em trabalho e de acessar os emails profissionais. Além disso, ao se programar você evita levar tarefas do escritório para concluir em casa.

Desconecte-se

Ficar offline ajuda a descansar a mente e a espairecer. Viver conectado 100% do tempo pode te sobrecarregar, além de atrapalhar os relacionamentos. Então, desconecte o recebimento automático de emails profissionais do seu celular nos fins de semana, nas férias e nos períodos de descanso. Ver aquela marcação de mensagem não lida na tela do celular instiga a querer abrir para ver de que se trata. Então, o melhor é nem deixar a marcação aparecer, certo?

Se algo urgente acontecer, você vai ficar sabendo

Dependendo do seu tipo de trabalho, urgências e problemas podem ocorrer independentemente de dia e horário. Porém, até em circunstâncias assim é preciso estabelecer limites. Combine com os colegas quais são os casos excepcionais em que devem entrar em contato e procure relaxar. Se não recebeu nenhuma mensagem ou ligação, é porque não houve necessidade.

Viva o momento presente

Ao brincar com os filhos, lavar a louça após o jantar, andar de bicicleta no parque ou tomar um banho relaxante sem pressa, procure curtir intensamente o momento, concentrando toda a sua atenção naquilo que está fazendo. Fazer algo divertido com a cabeça cheia de preocupações e ansiedade só causa mais estresse. Tente evitar que a sua mente divague rumo ao escritório e mantenha o foco no que realmente interessa, que é se desligar do trabalho.

Deixe tudo organizado na sexta

Você se sentirá mais segura em não pensar no trabalho nos seus momentos de lazer se já deixar planejada, na sexta-feira, uma lista de suas atividades para a semana seguinte, destacando as tarefas mais urgentes. Se possível, faça essa lista logo de manhã e tente adiantar algo no período da tarde.

Evite conversar sobre trabalho

Mesmo que você faça parte de uma empresa familiar —e aí talvez tenha que conviver com os "colegas" de trabalho no fim de semana— ou tenha algum evento no qual vai se encontrar com o pessoal da "firma", fuja de papos sobre compromissos, tarefas, fofocas e pendências profissionais. Da mesma maneira, evite aproveitar o fim de semana para desabafar na orelha do parceiro sobre os perrengues da semana. Mesmo que não tenha que trabalhar, falar sobre isso não ajuda em nada a desvincular a sua mente das obrigações. Procure outros assuntos mais divertidos e variados.

Lembre: ferramentas de trabalho são para serem usadas durante o expediente

Se você tem um celular da empresa para receber mensagens e emails específicos e trocar mensagens com a equipe, mantenha-o desligado sempre que puder. Assim, você evita a tentação de checar o que chega durante o fim de semana. Ao olhar as mensagens, mesmo que rapidamente, o cérebro acaba se concentrando no assunto e, por isso, é tão difícil pensar em outra coisa, incluindo relaxar. Se sentir que vai cair em tentação, respire fundo e só responda na segunda de manhã.

Faça exercício

De preferência, ao ar livre. Vale qualquer ideia: caminhar, pedalar, correr, andar de patins, nadar... Mais do que melhorar o condicionamento físico, a proposta é aproveitar o contato com a natureza e o fato de a atividade física liberar substâncias benéficas para o bem-estar para sentir mais disposição e energia.

Aprenda a meditar

Bastam alguns minutinhos por dia para sentir os efeitos benéficos da meditação: diminuição da ansiedade, melhora do foco, autocontrole emocional, raciocínio afiado e maior capacidade de se concentrar no momento presente. Escolha um espaço tranquilo e agradável, de preferência sempre o mesmo para estabelecer o hábito, feche os olhos e tente "esvaziar" a mente. Se tiver dificuldade, conte com a ajuda de algum aplicativo.

Estabeleça um local fixo para o trabalho na sua casa

Se você costuma fazer home office ou mesmo levar tarefas para casa de vez em quando, evite espalhar relatórios, notebooks, livros e papéis por todos os lados. Escolha um cantinho —uma mesa ou uma prateleira— e deixe lá todas essas coisas. Se não tomar esse cuidado, irá lembrar do trabalho mesmo nos momentos de relax.

FONTES: Ana Carolina Souza, neurocientista e sócia da Nêmesis Neurociência Organizacional, do Rio de Janeiro (RJ); Caroline Marcon, administradora de empresas, coach executiva e professora da disciplina Comportamento Organizacional da FGV (Fundação Getúlio Vargas); Dayani Paganotti, instrutora MasterMind (Treinamentos de Alta Performance), de Curitiba (PR); Débora Nascimento, especialista em Recursos Humanos e diretora geral do Grupo Capacitare, do Rio de Janeiro (RJ); Érica Coelho, psicóloga na plataforma Telavita (Orientação Psicológica Online); Flávia Krug, personal organizer, de Curitiba (PR), e Paulo Saphi, coach e mentor de negócios, do Rio de
Janeiro (RJ)