Topo

O poder da terceira peça: aprenda truque para dar estilo a looks básicos

Mainá Belli

Colaboração para Universa

18/08/2019 04h00

Adicionar a terceira peça em looks básicos é um dos truques de estilo mais fáceis e descomplicados. Blazers, jaquetas, casacos, coletes e quimonos dão mais charme e criatividade para as produções -- seja qual for o seu estilo e em qualquer ocasião.

"O mais bacana é que não precisamos comprar itens novos para termos uma composição visual diferente daquelas com que estamos acostumados. Usando o que já temos em nosso guarda-roupa de uma maneira diferente, conseguimos obter várias outras possibilidades", afirma a fashion specialist Mariana de Moraes Sales Vieira. Ou seja, faz bem tanto para o bolso quanto para o planeta -- tudo pela sustentabilidade.

Esses itens fazem diferença também na hora de reaproveitar as roupas de outono no inverno ou de aquecer looks de verão em dias de meia-estação. Fazem ainda com que o visual transite de eventos formais a informais, de compromissos diurnos a noturnos: "As terceiras peças cabem em qualquer ocasião, de viagens a jantares de negócios", afirma a designer de moda Luiza D'Angelo.

Na falta de inspiração na hora de se vestir ou para incrementar produções basiquinhas, descubra como experimentar terceiras peças da melhor maneira com as dicas a seguir:

Blazers para sofisticar:

Os blazers são essenciais quando o assunto é roupa para trabalhar. Em cortes e moldes tradicionais, sofisticam produções em ambientes que exigem certa formalidade.

Em tons vibrantes e modelagens maximizadas, eles provam sua versatilidade, ganhando estilo descontraído e, ainda assim, muito elegante. "Como clássicos da moda, vale usá-los em todos os momentos, da coordenação, com jeans à calça de couro", ensina Mariana.

Em looks preto total, Luiza afirma que o blazer pode vir colorido ou com bordados: "Isso te deixará mais chique". A peça pode compor o visual apenas apoiada nos ombros, garantindo toques fashionistas sem esforço.

Casacos além da sua função de aquecer:

Apesar de extremamente funcionais e necessários em dias frios, casacos podem ser protagonistas estilosos de composés invernais. Considerando looks com bases de jeans e camisetas básicas, casacos em estampas clássicas, cores em voga ou texturas e aplicações fazem toda a diferença no resultado final do look.

Combine sobretudos e trench coats em looks com saias e meias-calças; invista em casaquetos trabalhados para sofisticar calças sociais; e ouse com casacos de pelo em combinações de saias mídi e camisetas divertidas.

Jaquetas para os mais variados looks:

As jaquetas jeans e de sarja são perfeitas para qualquer clima e em diversas ocasiões. Conferem estilo para saias leves e shorts curtos, mas também transitam perfeitamente em dias frios, por cima de suéteres ou blusas de gola alta.

Para dias de meia-estação, uma das dicas de Luiza é optar por looks despojados e versáteis com as peças, para que possam ser adaptados nas variadas temperaturas. Use saias floridas com jaquetas cropped, ou arremate shorts curtos com a peça em sua versão oversized. Amarrar a jaqueta na cintura também traz efeito visual cheio de bossa.

Além das jaquetas jeans e em sarja, jaquetas de couro coloridas ou forradas com pelo fake compõem com maestria os mais diversos looks de inverno, aquecendo e trazendo informação de moda.

Quimonos para produções leves e criativas:

Quimonos costumam ser feitos de tecidos fluidos, com modelagens amplas e comprimentos que vão da altura do quadril aos pés. Adicione-os como terceiras peças sempre que o look pedir frescor e leveza -- opções perfeitas para dias mais quentes.

Use-os ainda com detalhes como bordados e franjas para adicionar textura e personalidade a looks com camisetas e regatas simples, com pantalonas de algodão ou linho e shorts jeans com poucas interferências.

Coletes para todas as estações:

Versáteis, tanto para dias frios quanto quentes, os coletes aparecem em roupagens diferentes a cada estação. "No verão, de linho, rendas e tecidos leves. No inverno dá espaço para texturas, lãs e, favoritos da temporada, os coletes de pelo", indica Mariana.

Os coletes de alfaiataria, por sua vez, imprimem sofisticação e passeiam não apenas pelos climas e estações, mas por ocasiões diversas: do look de trabalho aos passeios do fim de semana e até mesmo em festas que pedem visual mais elaborado. Use-os como substitutos de blazers e paletós, por cima de camisas ou para deixar looks com croppeds mais elegantes.

Lenços e cachecóis como ponto de cor:

Para sair do comum, aposte em lenços, cachecóis e echarpes como complementos charmosos de composés básicos e neutros.

Para Mariana, um dos benefícios desses acessórios é a possibilidade de amarrações variadas e criativas. Use-os sempre que sentir que o look precisa de um diferencial chique, porém descomplicado.

Cardigãs de comprimentos variados:

Bastam pequenas doses de criatividade para os cardigãs saírem do óbvio, compondo looks despojados. Nesta temporada eles aparecem em modelagens diversas: acinturados, alongados, maximizados, com mangas trabalhadas ou em pontos diferenciados.

Ouse com cardigãs de lãs e linhas com texturas, adicione informação de moda combinando-os com sapatos que carregam tendências atuais; ou arremate-os de maneira diferente, com um cinto fininho por cima.