Topo

'Eu me sentia muito sozinha durante a gravidez', diz Rafa Brites

Rafa Brites participou de evento em São Paulo neste sábado (10). Na foto, com o filho Rocco, 2:  - Reprodução/Instagram
Rafa Brites participou de evento em São Paulo neste sábado (10). Na foto, com o filho Rocco, 2: Imagem: Reprodução/Instagram

Carol Martins

Colaboração para Universa

10/08/2019 12h01

A gravidez pode ser um processo solitário. Por mais que o marido, esposa ou os pais estejam juntos, só a gestante sabe como funciona na prática. A influenciadora Rafa Brites encontrou uma maneira para atravessar esses nove meses: se uniu a outras grávidas em grupos de WhatsApp e repensou a maternidade.

"Eu me sentia muito sozinha", diz em entrevista exclusiva para Universa. "Por mais que tenhamos amigas que são mães, elas não estão no mesmo momento que você", relembra. Foi assim que ela se conectou com outras gestantes em grupos do WhatsApp. Elas enviavam fotos da gestação umas às outras, mês a mês. "Salvou a minha vida", relembra. Neste sábado (10), ela participa de um evento em São Paulo.

Hoje, Rafa é mãe de Rocco, 2. De lá para cá, ela reformulou o que essa característica materna lhe impunha. "Nós, mães, temos que nos livrar de um papel egoico como super-mãe, super-mulher e deixar as coisas rolarem e a delegar tarefas. Eu me desvencilhei do papel de mãe perfeita e que tem que dar conta de tudo", explica.

Segundo ela, a educação é uma missão feita a duas mãos e delegada ao marido, o apresentador Felipe Andreoli, atualmente na Rede Globo. "Na nossa visão machista e patriarcal, de colocar o pai que não pode ser agradado ou incomodado, já estamos mudando".

Um segundo irmão para Rocco? Talvez, mas agora não. "Eu não quero produzir um irmão 'Hot Wheels' só para o Rocco brincar. Eu quero ter a vontade de ter filho", explica. "Não tô a fim de ficar de novo grávida! Nove meses de gravidez, mais um ano amamentando! Quero sair! Ir a um show, me divertir. Estou neste momento", conclui.