Topo

Jeans branco: 11 maneiras de usar a peça e os modelos que são tendência

Jéssica Arruda

Colaboração para Universa

09/08/2019 04h00

Tendências de moda refletem comportamentos: não à toa, o desejo por leveza, bem-estar e liberdade se traduz em modelos, padronagens e estilos. Uma das cores que mais simbolizam isso é o branco, aposta certeira em looks monocromáticos, detalhes em blusas e também nos sapatos. Mas nenhuma peça apareceu tanto neste conceito de lifestyle como a calça jeans branca.

Peças brancas de brim ou sarja surgem repaginadas em diversas opções para o dia a dia. Enquanto fora do país versões mais geométricas como as thai pants ganham destaque, por aqui, modelos que ressaltam as curvas se sobressaem.

"A consumidora brasileira, de maneira geral, gosta de exibir o corpo. Por isso, funcionam melhor as calças justas, como a flare. E geralmente com botões, zíper, cós mais alto, que molda o corpo e deixa a silhueta mais elegante", diz a cool hunter e jornalista de moda Rozze Angel, de São Paulo.

Calça jeans branca: como escolher?

Atemporal, a peça deve ser escolhida com cuidado para durar bastante. Tecidos encorpados têm vida longa maior e também evitam o risco de exagerar na transparência ou marcar a lingerie.

O branco dá sensação de volume extra. Para manter a silhueta equilibrada, a consultora de imagem e visagista Cristina Figueiredo, de São Paulo, ensina: "A peça deve vestir perfeitamente o corpo, nunca maior nem menor. Se gostar muito da calça, mas ela não ficar bem no corpo, é melhor comprar um tamanho maior e mandar ajustá-la na costureira", completa.

Modelos acinturados, como clochard e cenoura, equilibram bem todos os tipos de silhueta, enquanto opções mais justas, como a skinny, tendem a evidenciar o quadril. "Por isso, provar a peça é essencial: se vestir bem e não deformar o formato do corpo compre", recomenda a especialista.

Inspirações para usar já!

As calças jeans para o trabalho, como as pantalonas com cós mais ajustado, proporcionam a formalidade necessária para o ambiente corporativo. Já a pantacourt consegue quebrar um pouco este estilo formal, deixando ligeiramente o tornozelo à mostra.

Para fugir da pegada "uniforme" de profissionais da saúde, a dica é deixar um pouco de pele à mostra: seja com a calça cropped, seja com rasgos estratégicos nos joelhos. Confira 11 dicas para acertar na produção e usar a calça branca em looks do dia a dia:

1. Com casaco comprido

Calça jeans branca com trench coat é uma ótima pedida! O comprimento do casaco, pesado e estruturado, contrasta com a parte de baixo "clean". É certeza de um look elegante.

2. Com xadrez

Opções mais modernas de blusas e casacos xadrezes deixam a produção mais invernal. O truque é sempre procurar o equilíbrio entre as proporções: casacos largos com calças justas e vice-versa.

3. Com maxiblusa

Blusas oversized de tricô estão entre os hits do inverno, especialmente peças em tons terrosos e nude. Para o visual não ficar pálido ou sem graça, a dica é abusar de acessórios, como uma bota ou cinto que chame a atenção.

4. Com cropped

Queridinho das mulheres, que hoje estão muito mais confortáveis com seus próprios corpos, o top cropped pode funcionar bem. "Para ficar mais chique, use uma peça que cubra o bumbum, como um blazer alongado", acredita Rozze Angel.

5. Com cores vibrantes

O branco permite combinações com cores alegres e estampas chamativas, tanto na blusa quanto nos acessórios. Usar cores como elementos de estilo com a calça branca é uma forma certeira de "quebrar" a aparência de uniforme de trabalho.

6. Em um look monocromático

O visual transmite elegância por si só. Para não ficar "apagada", o truque está nos acessórios: botas com estampa de cobra, bolsas de tons quentes e maxicolares estão entre as opções. Para a produção monocromática, use modelos de calças mais curtos, que deixem o tornozelo ligeiramente à mostra.

7. Com jaquetas curtas

Versões mais curtas de jaquetas destacam o quadril, especialmente com calça skinny. Para quem deseja disfarçar essa parte do corpo, o truque é apostar em opções de calças brancas mais retas ou largas, no estilo boyfriend.

8. Com camiseta

Para uma produção descolada, nada melhor que uma t-shirt. Com a calça branca, opções coloridas têm resultado ainda mais divertido e casual.

9. Com preto

Combinação que funciona sempre: blusa ou casaco preto com calça branca. Para incrementar o visual, acessórios de outras tonalidades trazem muito mais estilo.

10. Com animal print

Blusas e acessórios com animal print pedem opções mais neutras na parte de baixo. Aí entra a calça branca para arrematar o visual. Use tanto no ambiente de trabalho quanto em momentos de descontração.

11. Com tons invernais

A calça branca é versátil e permite produções que transitam por diversas estações. No inverno, cai bem com tons característicos do frio, como marrom, terrosos e cinza. No verão, consegue destacar ainda mais peças de cores alegres, como pink, amarelo e vermelho.