Topo

Como usar legging no inverno: 7 truques de estilo e 7 inspirações de looks

Mainá Belli

Colaboração para Universa

04/08/2019 04h00

As leggings são calças justas, geralmente sem bolsos e que, por serem feitas de tecidos que esticam, são unanimidade nos quesitos conforto e praticidade. Com truques de estilo e pitadas de criatividade, saem de ambientes de academia e tornam-se itens essenciais em guarda-roupas invernais.

A legging preta, mais tradicional, é curinga: permite sobreposições e combinações com roupas típicas de dias frios. Blusas de tricô, suéteres de gola alta, jaquetas, sobretudos e trench coats dão estilo e aquecem produções com a calça. Universa conversou com a consultora de estilo e personal stylist Carol Velloso e a consultora de imagem Marci Marciano para descobrir 7 dicas certeiras para usar legging no inverno. Confira!

1. Evite combinações com outros elementos esportivos:

Para sofisticar o visual, evite combinar a legging com outras peças esportivas. Carol indica substituir moletons por casacos longos e elegantes e tênis esportivos por botas ou sapatilhas de bico fino.

2. Mantenha-a como coadjuvante da produção:

Para usar a calça apenas como complemento do look, combine-a com peças de apelo fashionista, que roubem a atenção do visual. "Usando itens mais chamativos, como casacos coloridos, blusas estampadas e até mesmo botas de animal print você tira o foco da legging, desviando o olhar para os outros elementos do look", ensina.

3. Varie tecidos e efeitos:

Agora, se preferir manter a legging como protagonista do look, Marci indica optar pelas peças feitas de materiais nobres, com brilho, efeitos envernizados ou com texturas que imitem couro.

Estampas clássicas -- como xadrez, poá e onça -- e materiais encorpados também funcionam para diferenciar os looks do dia a dia.

4. Prefira usar com blusas que cubram o quadril:

Marci explica também que fora de ambientes esportivos ou academias, a legging fica mais elegante com modelos compridos de blusa, que cubram a região do quadril e o bumbum. Vale apostar em camisas alongadas ou camisetas arrematadas por blazers, cardigãs ou casacos diversos.

5. Deixe o look mais formal com alfaiataria:

Para descaracterizar o estilo esportivo da legging, Carol dá a dica: combine a calça com peças que transmitam mensagem oposta. Blazers, calças e camisas de alfaiataria, por exemplo, indicam formalidade e sofisticação. Blusas mais nobres, de crepe, cetim ou seda, também harmonizam e aprimoram o visual.

6. Dê atenção aos sapatos:

Os calçados fazem toda a diferença no efeito que o look transmite. Botas de cano longo na mesma cor da legging mantêm o estilo alinhado e sofisticado; botas de cano curto brancas ou coloridas trazem mensagem fashionista; e tênis casuais são ideais para visuais despojados e despretensiosos.

7. Atente-se ao tamanho da peça:

Opte por comprá-la no manequim que está acostumada a vestir. Se a calça estiver extremamente justa, é possível que fique transparente em áreas como coxas e quadril, causando desconforto. No mais, aproveite para criar os mais variados composés: "A legging é versátil, confortável, democrática e fácil de combinar. Todas essas características fazem com que seja muito popular e presente nos guarda-roupas de praticamente todas as mulheres", explica Carol.

Inspire-se também nestes 7 looks de inverno com leggings:

1. Com sobretudo xadrez por cima do look preto total:

2. Com blazer e camisetão:

3. Com bata de manga longa e tamanco:

4. Com suéter oversized de mangas bufantes:

5. Com chemise e botas de cano curto:

6. Com casaco de pelo e botas animal print:

7. Com sobreposição de camisa alongada e suéter de decote em V: