É normal ter pênis torto? Quando a curvatura do membro requer tratamento

Aos 65 anos, o psicanalista Marcos** percebeu uma curvatura no pênis, que foi se acentuando com o passar do tempo. Sem saber o que fazer e sem coragem de contar para algum amigo, foi procurar ajuda, até que encontrou um médico especialista no assunto.

Na época, após a prescrição de vitaminas, pomadas e um tratamento de seis meses, Marcos não viu melhora. O problema se agravava. A curvatura do seu pênis era para cima e, além disso, o membro começou a diminuir de tamanho.

"Para algumas posições sexuais atrapalhava e não era confortável para mim. No entanto, minha companheira sempre foi bastante compreensiva", diz. Ele procurou um segundo médico e, após um ultrassom, foi recomendada a cirurgia e a colocação de uma prótese.

Após dois meses da intervenção, Marcos* viu sua vida sexual renascer. Ele conta que a sua primeira relação sexual após o tratamento foi inesquecível.

Não tive como conter a felicidade. Nós homens temos muita vergonha e medo de procurar ajuda. Nos escondemos numa caverna, diferentemente das mulheres que buscam ajuda e conversam com suas amigas. Hoje vejo que poderia ter abreviado meu sofrimento.
Marcos

O caso dele não é isolado. A partir dos 50 anos, os homens podem apresentar uma curvatura no pênis, que vai se acentuando com o tempo e causa uma diminuição do tamanho do membro.

Chamada de Doença de Peyronie, também conhecida como Curvatura Peniana Adquirida, esse problema pode atrapalhar muito a vida de homens sexualmente ativos, pois torna o ato inviável ou traz incômodos ao homem e à mulher durante a relação.

Dificuldade para transar

Embora a causa não seja totalmente conhecida, acredita-se que a Doença de Peyronie tenha relação direta com microtraumas causados na hora do sexo, gerando um processo de cicatrização anormal.

A patologia inicia-se habitualmente com uma fase aguda, em que o homem sente dor local associada ao surgimento de uma área endurecida na estrutura interna do pênis ("calo"). Por questões anatômicas, as curvaturas dorsais (para cima) são as que permitem maior possibilidade em conseguir penetração aceitável ao casal. Já as mais acentuadas podem dificultar a penetração e gerar dor e desconforto no homem ou na mulher.

Continua após a publicidade

O problema ocorre com mais frequência em homens maduros, mas pode acontecer em jovens caso ocorra uma fratura peniana, por exemplo.

Outra condição que deixa o pênis torto é a curvatura congênita —quando há um problema desde a formação. Geralmente, a solução é a cirurgia.

Tratamentos promovem retomada da vida sexual

No caso da Doença de Peyronie, o tratamento clínico pode ser feito por meio de medicamentos orais, em gel, pomadas ou injetáveis, que aumentam a circulação de sangue no pênis, tratam a inflamação e estabilizam a evolução da tortuosidade. Na segunda fase da doença, conhecida como cicatricial definitiva, a cirurgia é mais indicada.

O tratamento vai muito além do processo de desentortar o pênis. Isso porque os traumas e fissuras trazem mais consequências do que apenas o aumento da curvatura. Além de alongar e igualar os dois lados do pênis para ficarem com a mesma elasticidade quando ereto, é necessário recuperar o membro até o limite possível e fazer uma reconstrução para oferecer a largura e a firmeza necessárias para a penetração.

Como a curvatura peniana pode atrapalhar a vida sexual

  • Dificuldade na penetração
Continua após a publicidade

A penetração deve acontecer de forma fluida e sem dores. Se o homem percebe que o seu pênis dobra nessas horas, ou se sente dificuldade em ajustá-lo com a mão para o encaixe acontecer, é sinal de que a curvatura está acentuada. A dificuldade na penetração pode, ainda, causar desconforto nos parceiros, provocar fissuras e até quebrar o pênis, o que pode levar a situações mais graves.

  • Falta de firmeza para penetrar

Muitas vezes o pênis fica ereto, mas não o suficiente para uma penetração confortável e segura. A falta de firmeza pode ser decorrente da anatomia peniana, principalmente em casos em que o homem tem o pênis longo e fino. Outras causas que provocam a falta de firmeza são problemas de disfunção erétil.

  • Pênis dobra ou escapa com facilidade durante o ato sexual

Se o pênis dobra ou escapa com facilidade durante o ato sexual, é um sinal de que a tortuosidade está atrapalhando e necessita tratamento. Além do perigo para a saúde masculina, já que essa situação pode provocar traumas durante a penetração, isso ainda pode trazer grande desconforto para o homem, que precisa ficar atento à posição do pênis o tempo inteiro, além de limitar as posições sexuais e atrapalhar o movimento no ato sexual.

  • Dores ou desconforto no parceiro (a)
Continua após a publicidade

Quando a tortuosidade do pênis é leve, a penetração acontece sem problemas. Mas um sinal de que o pênis precisa de um tratamento para desentortar é quando o parceiro sente dores no momento da penetração. Isso porque, mesmo que o membro tenha firmeza suficiente e a penetração aconteça, com uma certa ajuda e a posição favorável, sua anatomia sinuosa pode gerar desconforto e dores em quem é penetrado.

  • Dores no pênis após o ato sexual

Se o pênis fica dolorido após o ato sexual, isso pode ser um sinal de que ele está sendo forçado de maneira inadequada. Além de causar dores, isso pode evoluir para a Doença de Peyronie.

Fontes: André Matos de Oliveira, professor em Urologia na PUC Paraná; Lister Salgueiro, andrologista; e Paulo Egydio, andrologista e urologista.

*Com matéria publicada em 01/08/2019.

**O nome foi alterado a pedido do entrevistado.

Deixe seu comentário

Só para assinantes