Topo

Pausa

Pare, respire e olhe o mundo ao redor


Ator fumando, mãe espancando filha: as novelas voltaram para os anos 80?

O personagem Régis aparece fumando em "A Dona do Pedaço". Ele também já usou cigarro apagado - TV Globo/Reprodução
O personagem Régis aparece fumando em "A Dona do Pedaço". Ele também já usou cigarro apagado Imagem: TV Globo/Reprodução

Luiza Souto

De Universa

28/07/2019 04h00

A cena é a seguinte: Régis, interpretado por Reynaldo Gianecchini, está dividindo a banheira com Jô (Agatha Moreira) enquanto fuma um cigarro na novela global "A Dona do Pedaço". E não foi o fato de ele ser casado com a mãe da amante e estar ajudando a digital influencer a aplicar um golpe em Maria da Paz (Juliana Paes) que fez o público correr nas redes sociais para reclamar. O ator teve câncer e aparece com um cigarro na mão? Sem contar que a Fabiana (Nathalia Dill), uma ex-aprendiz de freira, também já apareceu fumando, visivelmente sem jeito.

"A Globo é sinistra. O Reynaldo Gianecchini já teve câncer e o personagem dele vive aparecendo com o cigarro na mão em 'A Dona do Pedaço', escreveu um espectador. "Sei lá, meio sem noção o diretor pôr isso em cena!", escreve outra seguidora de uma página sobre a novela". "Eu tô enganada ou existe uma lei que proíbe cigarro em novelas, comercial e filmes?" questionou uma outra pessoa.

Proibido não é: a Lei Antifumo, que entrou em vigor em 2014, diz que atores podem fumar em gravação de filmes ou novelas, se isso for necessário à produção da obra. Costume nos anos 80 e 90, uma Lei Federal de 1996 passou a restringir por horário a imagem de cigarro na TV em propagandas. Desde então, o número de atores soltando fumaça na telinha havia diminuído bastante.

A pergunta é: por que essa volta do cigarro nas novelas, num horário em que a classificação indicativa é a partir de 14 anos?

Além desse retorno de fumantes ao horário nobre, como se ainda coubesse glamurizar a droga, há outras cenas que parecem ter sido gravadas décadas atrás. Universa listou algumas:

mulheres se batendo - TV Globo/Divulgação - TV Globo/Divulgação
Vivi (Paolla Oliveira) leva um tapa de Fabiana (Nathalia Dill)
Imagem: TV Globo/Divulgação

Mulheres brigando

Ao descobrir que Fabiana (Nathalia Dill) não é santa, Vivi Guedes (Paolla Oliveira) partiu para cima da irmã e as duas fizeram o maior barraco. Numa época em que mulheres incentivam a sororidade, cabe aqui insistir nessas cenas bem estilo Maria Clara (Malu Mader) e Laura (Claudia Abreu) em "Celebridade", uma novela de 16 anos atrás?

Mãe que bate em filha

Está programada ainda uma cena em que Maria da Paz vai dar uma surra na filha ao descobrir que Jô lhe roubou. Especialistas indicam que bater no filho não é a melhor opção para educá-lo, nem em casos extremos. Tudo bem que as maldades de Jô podem dar vontade de partir para a violência mesmo. Mas isso não é solução para nada, ao contrário. A melhor opção é o diálogo.

lyris_agno - Reprodução/TV Globo - Reprodução/TV Globo
Lyris (Débora Evelyn) com o marido Agno (Malvino Salvador)
Imagem: Reprodução/TV Globo

Mulher tentando salvar o casamento

Logo na estreia da novela, a personagem Lyris (Deborah Evelyn) apareceu se desdobrado para seduzir o marido Agno (Malvino Salvador), que agora assumiu ser gay e saiu de casa. A filha de Gladys (Nathalia Timberg) apareceu de lingerie sensual, em outro momento surgiu nua mesmo, colocou alguém para vigiá-lo e descobrir possíveis amantes, o levou para transar no carro, recebeu "conselhos infalíveis" para "salvar o casamento". Em 2019, sabemos que mulher não precisa estar no papel de carregar nas costas a missão de salvar sua relação.