Topo

Homem faz pedido de casamento na formatura da namorada e é criticado

Reprodução/Facebook
Imagem: Reprodução/Facebook

De Universa

24/07/2019 10h55

O que pareceu um momento romântico para uns, para outros foi uma demonstração de como o machismo ainda está distante de acabar.

Ao pedir a namorada Agné Ba em casamento durante a formatura na Universidade de Essex, o lituano Edgaras Averbuchas acabou virando alvo de críticas pelo momento escolhido.

O vídeo do pedido está no Facebook dele, com a legenda "O melhor momento da minha vida" e "Ela é tudo pra mim":

Para algumas feministas famosas do Reino Unido, no entanto, essa é uma demonstração de que ele quis "roubar" os holofotes da agora noiva. A socióloga Jana Bacevic disse em seu Twitter:

"Imagine ser um homem se sentindo tão ameaçado pelo sucesso intelectual de uma mulher que você 'precisa' forçá-la a assumir um compromisso com você justamente no dia em que ela está sendo celebrada por seu intelecto. Ah, espera. Isso é 99,9% dos homens"

A manifestação teve concordância e artigos de outros nomes como a organizadora da Marcha das Mulheres de Londres, Aisha Ali-Khan, e de Rebecca Reid, editora da revista Grazia. Para ambas, o noivo não poderia ter escolhido pior momento para fazer o pedido: um em que a noiva não teria como dizer "não".

O primeiro post do Twitter da Universidade sobre o pedido foi deletado após as críticas, mas no último sábado a instituição voltou a fazer menção ao pedido com uma entrevista com a noiva. Para o jornal universitário, Agné, que se formou mestre em Linguística, disse que o pedido "tornou o dia especial ainda mais bonito".