Topo

Aos 54, top model dos anos 80 posa sem maquiagem e lembra pressão estética

Paulina Porizkova nos anos 80 - Reprodução/Instagram
Paulina Porizkova nos anos 80 Imagem: Reprodução/Instagram

Da Universa

22/07/2019 09h36

Estrela de grifes como Chanel, Versace, Hermès, Christian Dior e Oscar De La Renta nos anos 1980, Paulina Porizkova não esconde as marcas dos 54 anos. Em duas imagens em seu Instagram, a ex-modelo tcheca falou o motivo pelo qual expõe sua beleza sem retoques.

"Ano passado, envelheci metade do meu rosto para um teste de maquiagem e recebi vários comentários sobre mostrar a realidade e fico feliz que alguém se importa. Mas isso não é para diminuir alguém que escolha caminhos diferentes. O que me incomoda é que algumas mulheres não compartilhem a verdade em benefício de outras mulheres. Estamos todas no mesmo barco", conta em seu Instagram. Na foto, o lado esquerdo da modelo aparece modificado com maquiagem.

Paulina relembra que a sociedade sempre ensinou que as principais expectativas em relação às mulheres são as estéticas e que o envelhecimento as torna invisíveis. Ela conta que nunca passou por procedimentos invasivos, mas já fez tratamentos com efeito temporário, feitos com aparelhos, como o ultrassom microfocado.

No entanto, a ex-modelo não condena quem se submete a plásticas ou preenchimentos. "Aquelas de nós que escolhem injeções ou cirurgias não têm menos valor e também desejam ser tratadas como seres humanos. É apenas mais uma batalha contra o ageísmo e a misoginia", conclui.