Topo

Blusas de tricô: 8 maneiras de montar looks modernos e 19 opções de modelos

Mainá Belli

Colaboração para Universa

19/07/2019 04h00

Usar blusa de tricô nunca foi tão descolado. Confortável e quentinha, a peça se tornou curinga da vez: vale tirar do guarda-roupa aquela antiguinha e também repaginar o look, investindo em opções mais modernas, principalmente as amplas e trabalhadas.

O tricô é uma técnica de entrelaçamento de fios de forma organizada, criando texturas distintas. Entre as variações, a consultora de imagem e estilo Sabrina Farias explica que os pontos do material podem ser mais abertos ou fechados; feitos à mão ou por maquinários; em lãs ou demais fibras têxteis: "É mais comum encontrar malhas de tricôs de tecidos sintéticos, como acrílico, poliéster e poliamida. Tecidos naturais, como lãs e algodão, têm custo mais elevado", completa.

Tendências para a temporada

Para modernizar o tricô, uma das dicas da consultora de imagem e estilo Natália Macedo é fugir do óbvio em cores e modelagens: "Por ter textura 'pesada', o tricô já traz ar mais dramático ao look". Ouse com mangas bufantes, tramas abertas, com desenhos e ombros vazados ou sofistique com golas altas e modelagens retilíneas.

Entre formas, cores e modelagens, as especialistas elegeram como favoritas para este inverno as blusas de tricô com:

1. Franjas, pompons e aplicações:

2. Golas altas simples ou ultravolumosas:

3. Lãs e linhas trabalhadas em efeito trançado:

4. Mangas bufantes ou em evidência:

5. Cores como mostarda, laranja, ferrugem, marinho, verde-militar e terrosos:

6. Modelagem oversized:

Além das suas versões repaginadas, dê novos usos aos tricôs antigos que estão no armário. Um jeito fácil e descomplicado é adicionar acessórios imponentes ou mesclar com materiais e texturas que deixem o visual mais interessante. "O ideal é a gente brincar e testar variadas composições para encontrar as que nos deixem confortáveis, estilosas e, principalmente, quentinhas", completa.

Inspire-se nestas maneiras de usar blusas de tricô

Coloque as dicas acima em prática e veja oito maneiras estilosas de modernizar o tricô neste inverno:

1. Coordenando sobreposições estilosas:

O tricô usado por cima de camisas alongadas garante criatividade e originalidade para a produção. Finalize com uma jaqueta de couro para manter o look bem quentinho e elegante.

2. Por baixo dos casacos da estação:

Arremate suéteres e pulôveres com casacos em evidência este inverno: jaquetas de pelo, sobretudos em tons terrosos, jaquetas puff e trench-coats em estampa xadrez são ótimas opções.

3. Como complemento de looks de trabalho de inverno:

Escritórios também são locais apropriados para usar o tecido: "Mesmo modernizado, o tricô é capaz de trazer uma seriedade ao look e esse ar mais reservado combina bastante com ambientes de trabalho", afirma Natália. Coordene as blusas com calças de alfaiataria, pantalonas, blazers, bolsas sofisticadas e jeans clássicos e sem interferências.

4. Arrematando tendências:

A maneira mais prática de deixar o look moderno é arrematando-o com tendências atuais. Botas animal print, saias xadrezes e calças cargo são algumas opções.

5. Fazendo a vez de vestidos:

Uma blusa larguinha e comprida pode se tornar um vestido de tricô ultramoderno. Arremate com botas acima do joelho e meias-calças finas para aquecer e dar estilo extra ao look.

6. Em um mix de suéter + casaco de lã:

Que tal misturar peças de materiais e com tramas semelhantes como suéteres de tricô com casacos de lã batida? Sabrina conta que quanto mais cores e texturas, mais interessante e original será o resultado final: "Na hora de escolher as peças, é importante levar em consideração a mensagem que deseja transmitir. Peças com as tramas mais grossas e largas criam um visual mais esportivo. Para um look mais clássico, escolha peças com tramas mais finas", comenta.

7. Para aquecer looks com saias mídi ou minissaias:

not made to fall in line

Uma publicação compartilhada por JECKY | outfits ? fashion (@wantgetrepeat) em

Usar saia no inverno é possível e as blusas de tricô garantem a combinação. Use-as em modelagens oversized para uma produção descolada ou finalize com um cinto para um visual mais alinhado.

8. Com tecidos de efeitos variados:

Coordene também tecidos com texturas e pesos diferentes. O tricô com o couro fake deixa o visual descolado; cetins e sedas agregam elegância ao composé; e o veludo cotelê traz informação de moda ao look.