Topo

Morre maquiador e cabeleireiro Duda Molinos, aos 54 anos, em SP

Da Universa

07/07/2019 15h32

Considerado um dos maiores maquiadores do Brasil, Duda Molinos morreu aos 54 anos, neste domingo (07). Nas redes sociais, famosos como a modelo Isabella Fiorentino e o cabeleireiro Marco Antonio de Biaggi lamentaram a perda.

Morando em São Paulo, o gaúcho lutou contra um câncer na garganta e morreu de parada cardiorrespiratória. "Minhas primeiras experiências de make eu aprendi no quadro dele no programa da Ana Maria Braga, há mais de 20 anos", escreveu uma seguidora. Duda era figura frequente no Programa Ana Maria Braga dando dicas de maquiagem e beleza.

Rodrigo Costa - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Rodrigo Costa, beauty stylist que trabalha com Giovanna Ewbank, Sabrina Sato e Anitta
Imagem: Reprodução/Instagram

"O Duda Molinos abriu portas para todos nós beauty artists. É uma grande perda para todos nós. Seus feitos sempre me inspiraram. Ele sempre foi muito além de um maquiador, era um empreendedor gigante", lamentou o maquiador Rodrigo Costa a Universa.

Em sua rede social, o fundador do São Paulo Fashion Week, Paulo Borges, escreveu sobre a perda "do talento brilhante e iluminado de Duda Molinos". Ele fala que conheceu Duda ainda muito jovem, e que o amigo "se dava de corpo e alma, 100% entregue a ensinar pra uma grande garotada seus traços".

Já o maquiador Sadi Consati publicou que sempre teve uma grande admiração por Duda "pelo seu trabalho, pela sua obra, pela maneira que ele via a Beleza. Conversar com ele era sempre uma aula e uma inspiração pra vida. Ainda bem que tive a oportunidade de dizer para ele o quanto ele influenciou minha carreira".

A consultora de moda Erika Palomino também prestou sua homenagem. No Instagram, ela escreveu que teve a honra de trabalhar com Duda.

Em nota, a assessoria de imprensa lamentou a morte do maquiador. Leia abaixo.

"É com imensa tristeza que comunicamos o falecimento do beauty stylist Duda Molinos. Ele faleceu hoje, domingo, 7 de julho de 2019, em decorrência de uma parada cardiorrespiratória. O velório será a partir das 22h no cemitério de Congonhas, em São Paulo, e o sepultamento, amanhã, dia 8 de julho, às 13h".

Trajetória

Duda Molinos foi um dos maiores nomes da beleza no Brasil. Natural de Porto Alegre, aos 13 anos já frequentava aulas de desenho e pintura no ateliê e arte da prefeitura da cidade. Já aos 14 anos, já morava sozinho e conseguiu seu primeiro emprego em um salão de beleza na mesma cidade.

Foi em 1984 que o gaúcho começou a ficar conhecido e influente no circuito de moda paulistano, época em que coordenou desfiles de marcas como Paco Rabanne, Pierre Cardin, Gautiler Jaens, Christian Dior, Christian Lacroix, Vivianne Westwood, Blue Marina e Sonie Rikiel - sendo um dos principais nomes por trás dos desfiles realizados no Brasil.

Mostra o produto! kkkkk @rm_remurga @sdmakeupoficial @loracarola

Uma publicação compartilhada por DUDA MOLINOS (@dudamolinos) em

Das passarelas, Duda começou também a ganhar espaço em campanhas publicitárias e editoriais de beleza e moda de revistas, como a "Vogue" e a "Elle", o que o tornou "um dos maiores maquiadores do país", como foi eleito pelo Prêmio Abril.

Em seu currículo de prêmios, o maquiador ganhou o primeiro deles quando tinha 37 anos, como o melhor na categoria "Make Up" no concurso Phythoervas Fashion Awards. O sucesso se prolongou ao longo da carreira e o tornou quase invicto nas edições do Prêmio Avon Color de Maquiagem.

Em 2000, Duda lançou o livro "Maquiagem", que traz informações para uma boa formação profissional na área ou que desejam valorizar ainda mais a sua aparência, o que consolidou ainda mais sua imagem como referência para maquiadores que estavam surgindo na cena.

"Entre suas expertises, estão assinaturas de beleza para desfiles, campanhas publicitárias e editoriais de moda, caracterização de espetáculos, colaboração com fotógrafos, lançamento de livro sobre maquiagem, consultoria em programa de TV, hair & make up stylist de diversas celebridades e opinion makers, além de acumular diversos prêmios no segmento", define seu site oficial.