Topo

Sobretudo: 7 ideias de looks e 19 modelos do casaco clássico de inverno

Mainá Belli

Colaboração para Universa

07/07/2019 04h00

Dias de baixas temperaturas pedem roupas em materiais quentes, que permitam composições em camadas. O sobretudo é uma dessas peças-chave e a cada inverno ressurge em versões tradicionais ou variações modernizadas. Um clássico que nunca sai de moda.

"O sobretudo vem, como o nome diz, por cima de toda a sobreposição, fechando o look de forma elegante", comenta a consultora de moda Priscilla Guedes. Ela garante que um sobretudo básico e de boa qualidade é um curinga, e pode levantar looks simples, deixando-os mais estilosos.

A diferença entre sobretudo e trench coat

Os dois casacos invernais, apesar de semelhantes, carregam detalhes que os diferenciam: "O sobretudo é um casaco originalmente de lã pesada, com comprimento que varia entre o joelho e os pés e tem um visual bem clássico. Já o trench coat, diferente do sobretudo, não tem como função principal proteger do frio, mas da chuva. Assim, é comum encontrá-lo em tecidos mais leves", ensina Roberta Freitas, consultora de estilo.

Outra diferença entre as peças é que, enquanto o sobretudo costuma ter abotoamento simples, o do trench coat é duplo. Este último possui ainda aspecto utilitário com bolsos e faixa em tecido que amarra na cintura. Roberta reforça, porém, que dependendo do comprimento do trench coat, ele pode também ser considerado um tipo de sobretudo.

Para dar bossa às combinações no dia a dia, Roberta e Priscilla ensinam como usar sobretudos em ocasiões que vão do casual ao sofisticado, do básico ao fashionista. Anote aí! 7 maneiras diferentes de usar sobretudo este inverno.

1. Para looks casuais, combine-o com roupas básicas:

O sobretudo é uma peça marcante, especialmente em suas versões mais alongadas. Se a ideia for compor looks casuais, arremate-o com peças de modelagens simples e práticas, como jeans de corte clássico ou leggings; camisetas básicas ou blusas lisas; botas neutras ou sapatilhas.

2. Para looks criativos, ouse com estampas:

Fugindo dos básicos, sobretudos estampados trazem muita criatividade e originalidade para o look. Experimente o casaco em oncinhas, poás ou xadrezes coloridos e misture-o com itens neutros estilosos.

3. Para composições fashionistas, aposte em monocromáticos poderosos:

Se quiser uma proposta moderna para o casaco, escolha uma cor e use-a em todas as camadas da composição.

Vale ousar com cores mais intensas ou manter o visual mais neutro com branco, cinza e marinho. Como resultado, looks fashionistas e marcantes.

4. Para propostas clássicas, combine-o com outras peças tradicionais:

Looks atemporais com sobretudos pedem combinações que beiram a formalidade. Calças de alfaiataria, pantalonas, camisas de bom corte, blusas de gola alta, saias mídi ou vestidos-envelopes são ótimas combinações.

Este tipo de visual passa mensagem propícia para looks de trabalho, tanto em empresas informais, quanto em ambientes que exijam certa formalidade.

5. Para composições inusitadas, invista em texturas:

Coordenar peças com texturas diferentes também traz doses de estilo aos looks com sobretudo. Experimente arrematar o casaco de lã com jeans, couro fake, rendas, cetins ou ainda com lãs trabalhadas em tricôs e crochês.

6. Para climas amenos, arremate com roupas mais leves:

Em algumas regiões do Brasil o inverno aparece tímido e nem sempre comporta roupas pesadas. O truque das especialistas em moda para adaptar o sobretudo nestes climas é usá-lo com peças mais leves: regatas, blusas de malhas finas, jeans cropped, minissaias ou vestidos fluidos e frescos. Para uma proposta equilibrada, vale, ainda, trocar as botas invernais por tênis ou sapatilhas.

7. Para trazer informação de moda, aposte em tendências:

Outra dica valiosa na hora de modernizar o sobretudo é combiná-lo com peças que tragam tendências atuais. Macacões utilitários, calças jogging, clochards, chemises e saias ou calças xadrezes são ótimas pedidas.