Topo

Como aproveitar as roupas de outono no inverno: dicas e inspirações

Mainá Belli

Colaboração para Universa

21/06/2019 04h00

São os pequenos detalhes que separam os looks de outono dos de inverno. Bastam algumas peças extras e truques de styling para adaptar as roupas de uma temporada para a outra.

Que tal então 14 dicas práticas para transformar seus looks? Confira!

1. Sobreposição é a palavra-chave:

Para não perder looks nessa transição de estação a dica da estilista Bel Rott, idealizadora da marca de peças atemporais e agênero ISARO, é apostar na criação de camadas: "você pode combinar aquela blusa de manga comprida mais fininha, com uma regata com detalhes de renda; investir em uma saia um pouco acima dos joelhos com uma meia calça; ou até mesmo usar aquela botinha, antes mais propícia para looks noturnos, agora também durante o dia", comenta.

2. Maxicasacos de pelo:

Nunca subestime o poder dos maxicasacos de pelo! Um look de outono bem casual, composto por jeans + meia malha ganha sofisticação com um casaco mais pesado e comprido, podendo ser todo felpudo ou apenas forrado com pelo fake. O tipo de peça que não te fará passar frio - e que transforma até mesmo os looks mais básicos em produções pra lá de estilosas.

3. Acessórios que fazem a diferença:

Adaptar as roupas de uma estação para a outra fica ainda mais fácil quando investimos nos acessórios certos para o clima. Dias mais frios pedem echarpes, golas de tricô e cachecóis. Mas, combinados com um casaco mais pesado, "acessórios como xales e lenços um pouco mais finos, usados no outono apenas para decorar o look, agora podem ajudar a esquentar", garante a estilista Bel Rott.

Boinas, toucas e gorros também aquecem e compõem com maestria os looks de inverno.

4. Jaquetas de couro fake para arrematar:

Além dos casacos mais pesados, uma jaqueta de couro fake promete aquecer aquele vestido com carinha de outono: curto, porém com manga comprida. Em tempos de baixas temperaturas, uma meia-calça e uma botinha preta arrematam a produção confortável, que te acompanhará nos compromissos ao longo do dia.

5. Vestidos e saias no inverno:

"Considerando que no inverno brasileiro, durante o dia, o frio continua não sendo tão rigoroso, usar saias ou vestidos para cobrir um pouco mais as pernas pode ser suficiente em algumas regiões do país", conta Bel Rott.

A estilista divide ainda que usar vestidos em tecidos mais grossos pode ser um ótimo truque para compor o look invernal -- destaque aqui para o tweed, que segundo a especialista voltou com tudo para esta temporada, além do couro fake, crepes e veludos.

6. Meias curtas e coloridas para aquecer:

O inverno é a estação perfeita para usar e abusar de meias curtas ou médias, diferentes e estilosas. As peças, apesar de funcionais, trazem criatividade e um toque divertido para o look. Combine roupas mais casuais e dobre a barra da calça para deixar toda a atenção da produção neste acessório.

7. Jeans + botas acima do joelho

Botas pretas acima do joelho, por cima da calça jeans, garantirá que o frio não ultrapasse o tecido. Arremate o look com peças elegantes, como uma blusa de gola alta e um blazer alongado de abotoamento duplo.

8. A versatilidade da meia-calça para o inverno:

Queridinhas dos looks invernais, as meias-calças agregam estilo às combinações com saias curtas. Uma opção estilosa de look é usar a meia fina mixada com uma minissaia jeans, uma meia malha mais neutra, botinhas rocker de saltos médios e um trench coat estampado para arrematar.

9. Meia-calça com desenhos:

A meia-calça pode também ir além do pretinho básico. O acessório estampado com bolinhas, corações ou tramas transforma as produções de inverno, deixando-as ainda mais criativas e originais. Opte por combina-las com blusas e saias mais neutras e arremate com um casaco liso ou em estampa clássica, como listras e diferentes tipos de xadrez.

10. Saia mídi + botinha:

Para a pesquisadora de tendências e personal stylist Andrea Faustino, o bacana de trazer as roupas de uma estação para a outra é a possibilidade de, em vez de comprar novas peças, dar uso às que já possuímos no armário. As saias mídi, por exemplo, podem ser usadas em dias mais frios combinadas com botinhas de cano médio e um suéter oversized por cima, como a camada final das sobreposições. O look fica chique e quentinho na medida!

11. Vestido curto no inverno, sim!

Para aproveitar os vestidos curtos e de alcinha em dias mais frios, a dica da personal stylist é combiná-los com sobreposições de blusas de gola alta ou suéteres. Aquela maneira ultrassofisticada de adicionar toques invernais ao look. Aqui o ideal é apostar em peças com tecidos mais firmes e estruturados e, se o clima pedir, em uma meia-calça fina preta ou no tom da sua pele.

12. Sobreposições em macacões:

Os macacões também fazem parte do time de peças queridinhas do outono, mas que podem ser facilmente levados para dias invernais. A dica é investir em uma blusa de gola alto por baixo da peça e arrematar com um trench coat ou um casaco alongado. Combinação quentinha e sofisticada para o dia a dia.

13. Look de trabalho do outono ao inverno:

Para adaptar as roupas nos looks de trabalho, Andrea Faustino afirma que a construção de camadas aqui também é uma ótima saída. A especialista indica levar itens como um cardigã ou uma meia-malha e lenços ou echarpes dentro da bolsa do trabalho: "assim, você não corre o risco de errar o clima, já que consegue adaptar as peças ao longo do dia", afirma.

14. Blazer oversized:

Vale também, para o look de escritório, trocar o blazer tradicional, mais ajustado ao corpo, por uma versão oversized. A modelagem mais comprida e soltinha mantém o corpo mais aquecido. Além disso, por ser uma peça mais folgada, vai comportar sobreposições de blusas de manga comprida com cardigãs ou suéteres.