Topo

8 mentiras do dia a dia que sinalizam problemas na relação

Mentir é um sinal de que a relação já não vai bem - Getty Images
Mentir é um sinal de que a relação já não vai bem Imagem: Getty Images

Claudia Dias

Colaboração para Universa

21/06/2019 04h00

Não costuma ser fácil admitir que um relacionamento está em maus lençóis. Há situações, inclusive, em que o cenário não é nem claro para as pessoas envolvidas, que não conseguem perceber a conexão se desfazendo.

Mas alguns sinais podem ser alertas de problemas na vida a dois. É o caso das mentiras contadas dia após dia, revelando indícios de que algo não está bem. Confira, a seguir, 8 delas:

Encobrir verdades

Dizer que adorou a comida que o outro fez ou que amou o novo corte de cabelo só para não magoar pode parecer um jeito simpático de contornar contrariedades. Mas a sinceridade e o diálogo são essenciais em uma relação. Mais do que isso, ocultar uma opinião por medo da reação do parceiro pode se transformar numa situação muito mais constrangedora ou dramática caso a verdade venha à tona.

Assegurar que está ouvindo

Quando alguém está falando é porque quer ser ouvido. Se o outro não dá atenção, apesar de dizer que está acompanhando a fala, acaba magoando o parceiro. Ouvir é uma forma de demonstrar carinho, gentileza e respeito. Não se dispor a escutar revela comportamento totalmente contrário.

Esconder contas e gastos

Se um dos dois cuida das contas e prefere mentir sobre o cenário financeiro para evitar desperdícios ou gastos extras, é sinal de que não confia no outro. Ainda tira a chance de o parceiro assumir a responsabilidade conjunta em relação à grana. Da mesma forma, quem prefere negar em vez de assumir que fez comprinhas demonstra falta de sintonia com os objetivos monetários do casal.

Dizer que vai trabalhar até mais tarde

Podem existir inúmeros motivos por trás dessa mentira: vontade de sair com os amigos (sem cobranças), necessidade de um tempo sozinho ou mesmo encontrar uma pessoa que o parceiro não curta. Causas à parte, esconder situações com desculpa diferente da realidade mostra que a pessoa não é capaz de verbalizar suas necessidades pessoais --o que é importante manter numa relação, vale ressaltar. Isso sem contar que não está sendo honesto com o par.

Garantir que está tudo bem

Dizer que está tudo bem quando não está revela medo de discutir a questão, de não ser compreendido e ouvido ou, ainda, falta de confiança no outro. Quando um --ou mesmo os dois-- não quer falar abertamente sobre algum ponto delicado, a relação começa a rachar, afastando o casal.

Falar que está com dor de cabeça

Recorrer ao incômodo para escapar de um papo sério ou mesmo evitar sexo é sinal de que falta sinceridade na relação. Conversar sem brigas e com respeito, apresentando a realidade por trás dos fatos, é a melhor maneira de manter o relacionamento saudável. A sessão DR costuma ser a melhor solução para resolver questões de maneira adulta e madura.

Inventar sobre a personalidade

Costuma acontecer mais em inícios de relacionamentos, mas fingir é não ter capacidade de assumir quem realmente é. E quando a verdade aparece, o relacionamento acaba desmoronando, porque foi construído em cima de uma mentira.

Repetir "eu te amo!"

É claro que todo o mundo gosta de se sentir amado, mas a partir do momento que a frase é banalizada pode acabar soando falsa. Sentimentos, para serem sinceros, precisam ser sentidos. Não dá para falar eu te amo com uma semana de relacionamento. A mesma coisa vale para a resposta automática.

Fontes: Alexandre Pedro, psicanalista e master practitioner de PNL; Júlia Bárány, psicanalista e mestre em psicologia transformacional; Silvia Donati, personal e professional coach e leader coach; Sueli Teixeira, psicóloga clínica e terapeuta familiar.