Topo

Jovem faz desabafo após chefe julgar foto de candidata: "Vagabunda"

Da Universa

19/06/2019 10h50

Uma canadense decidiu compartilhar no Twitter uma situação revoltante que enfrentou no escritório. Sawyer fez um desabafo para reforçar como os homens podem ser ainda mais misóginos no ambiente de trabalho. Segundo ela, seu chefe a chamou na sala para questionar a foto do perfil do LinkedIn de uma possível candidata a uma vaga. Mas em vez de analisar a experiência da jovem, ela se atentou apenas à imagem em destaque.

"Meu chefe fez um comentário hoje na linha de 'eu não entendo como as mulheres reclamam sobre o jeito que são tratadas quando fazem uma merda como essa'. Eu olhei em volta para tentar entender sobre o que ele estava falando e percebi que ele olhava uma foto em miniatura do perfil de uma mulher no LinkedIn. Ela me parecia uma pessoa com uma ótima aparência -- estava de frente, aparecendo apenas seus ombros e usando uma camisa cinza e sorrindo para a câmera. Era tão genérico quanto qualquer outra foto de perfil do LinkedIn. Fiquei muito confusa e disse: 'Merda como o quê?'", escreveu.

"Esse homem olhou a miniatura de uma foto de uma mulher atraente e decidiu não apenas que ela era vagabunda, mas presumiu que seu 'comportamento' indicava que ela merecia ser assediada ou agredida -- e achou isso o suficiente para dizer bem alto, sem desculpas, no trabalho", desabafou.

Segundo a canadense, ela hesitou por dez minutos quando ouviu do chefe que a moça da foto era na verdade "incrivelmente sexy". "Foi aí que ele me disse: 'você sabe o que eu quero dizer, né'. No final, eu disse a ele para definir a palavra vagabunda. Ele disse 'muito sexy'. Perguntei o que aquela foto dizia para ele. Eu estava ficando irritada então disse para explicar o que queria dizer. E ele falou: 'vou falar que quando você posta fotos assim você tem o que merece. Eu fiquei incrédula e reiterei para ele que era literalmente apenas uma imagem de um rosto sorridente", continuou a jovem.

Na sequência, ela decidiu abrir a foto em tamanho real para ter certeza de que o chefe não havia visto algo diferente dela. "O problema é a selfie? 'Você considera isso uma sefie?', ele disse. Ainda estava muito perdida e pedi para ele explicar. 'Fotos sacanas', ele falou."

Após a série de tuítes, muitas pessoas repercutiram a história e condenaram a atitude do chefe de Sawyer e de muitos homens machistas. "Isso me deu até dor de estômago. Uma foto? Espero que ele seja demitido. Você reportou isso a alguém?", questionou uma internauta.

"Isso é tão nojento e assustador. Como sabemos que cada homem está mentalmente olhando para a gente desse jeito ou projetando sua última ex / rejeição em nós, ou nos culpando por sua falta de vida amorosa? Nós não sabemos, às vezes, mesmo depois de anos conhecendo esses caras. A segurança verbal é um desafio para a mentira / verdade", desabafou uma seguidora.