Topo

Saia xadrez: como usar? Ideias estilosas e 19 modelos para atualizar o look

Mainá Belli

Colaboração para Universa

13/06/2019 04h00

A saia xadrez aparece em variadas versões esta estação. Míni, mídi, plissada ou evasê, a peça vem com para adicionar um pouco de leveza aos looks de inverno.

Para explorarmos todas as possibilidades da tendência, a consultora de moda e imagem Ana Vaz e a produtora de moda Barbara Duarte dividem truques valiosos na hora de atualizar as produções. Inspire-se!

1. Escolha o tipo de xadrez ideal para a ocasião:

Apesar de não existirem regras, alguns tipos de xadrez combinam melhor com determinados tecidos e modelagens.

O xadrez tartan é um dos mais populares e interessantes. Ana explica que a estampa é de origem escocesa e traz linhas geralmente multicoloridas e marcadas, tanto na horizontal quanto na vertical. Democrático e versátil, funciona bem para todos os climas, dependendo do material, e vai de momentos mais casuais a ocasiões que exijam certa formalidade.

Tradicionalmente em tons sóbrios e com linhas finas, o xadrez príncipe de Gales traz ares de formalidade. É uma estampa relevante quando se fala em roupa de trabalho, tida como um clássico da alfaiataria.

2. Sofistique a saia xadrez com peças clássicas:

Ao arrematar a saia com itens tradicionais, o efeito é de sofisticação instantânea. Camisas de alfaiataria são exemplos perfeitos, já que são clássicas, atemporais e levam o xadrez para momentos de dress code formal.

3. Coordene e brinque com as cores do xadrez:

Para manter a criatividade da estampa, o truque é escolher um dos tons do xadrez e repeti-lo em outras peças do look, como camisas, camisetas, casacos ou blazers. O arremate gera contraste e mantém o look interessante.

Se a ideia for um look mais discreto, opte por complementos em cores neutras como pretos, brancos, beges ou marinhos.

4. Adapte a peça ao clima:

Para dias frios, Barbara Duarte indica arrematar a saia curta com casacos e jaquetas mais quentes, além de usar meias-calças grossas e opacas com botas.

Vale ainda ficar atenta à espessura do tecido: flanelas e lãs funcionam bem nas baixas temperaturas.

Nos looks em climas amenos, a saia xadrez pode ser combinada com camisetas lisas, para as mais básicas, ou com estampas localizadas, para quem quer seguir o caminho da criatividade. Arremate com itens casuais, como jaquetas jeans e cardigãs leves. A especialista garante que este truque deixará a proposta interessante, já que a atenção do look se manterá na peça-chave em questão.

5. Identifique o efeito dos comprimentos da saia:

Modelagens e comprimentos fazem toda diferença ao efeito visual que a peça transmite. Por remeter ao estilo colegial, a saia xadrez mais curta fica mais adequada com casacos que se alinhem ao seu comprimento.

Já as saias mídi geram efeito fashionista e por isso ficam incríveis com complementos igualmente atuais. Combine-as com pochetes, bolsas com correntes, botas de montaria ou chunky sneakers, os tênis feios "do papai".

6. Ouse com mix de estampas:

Para fazer uma mistura de xadrezes, Ana Vaz indica contrastar os tamanhos das estampas. Ao usar um padrão maior na saia, por exemplo, invista em xadrezes miúdos na blusa ou no casaco e vice-versa.

Combinar o xadrez com outras estampas clássicas, como listras e poás, também funciona. É válido aqui coordenar e repetir as cores de ambos os padrões para garantir um elo de ligação entre eles.

7. Aposte na tendência dos conjuntinhos:

Se tem uma fórmula que nunca dá errado na hora de usar saias xadrezes é o seu arremate com blazers e jaquetas de estampa idêntica.

Os conjuntinhos com estilo mais fashionista também viraram tendência e, além de levantarem o visual, garantem charme para os looks de inverno ou de meia estação.

8. Pense nos detalhes ao usar a saia xadrez no trabalho:

É imprescindível alinhar nossa imagem profissional à área de trabalho e à identidade da empresa.

Em ambientes mais formais, a dica da Barbara é usar xadrezes miúdos e discretos, coordenados com peças neutras. O xadrez príncipe de Gales é clássico, sofisticado e, por isso, o que mais se encaixa no local e na ocasião. Ana reforça ainda que em ambientes com regras de vestimenta rígidas, como bancos e escritórios de advocacia, as saias fazem mais sentido em cortes discretos e retos, fugindo de modelagens rodadas ou plissadas. Prefira ainda usá-las na sexta-feira, já que a casual friday libera o uso de roupas de trabalho menos formais.

Por fim, em locais de trabalho mais criativos e casuais, dá para ousar e aproveitar inclusive em xadrezes multicoloridos para produzir looks muito originais.