Topo

Madonna exibe mamilos, confronta censura digital e segue "revolução sexual"

Da Universa

11/06/2019 14h36

Madonna está prestes a fazer seu retorno com o álbum "Madame X". Na divulgação intensa do novo projeto, a artista tem como uma das bandeiras a liberdade da mulher com o próprio corpo.

Nesta terça-feira (11), a cantora bateu de frente com a censura imposta pelo Instagram e publicou uma foto considerada "polêmica" por muitos. A imagem em questão traz o corpo feminino com uma rosa atravessando um dos mamilos, como um piercing.

"Retratado de uma mulher. Madame X", escreveu ela ao legendar a publicação que reuniu dois tipos de comentários: os que temiam pelo bloqueio da conta de Madonna, por postar uma foto considerada "inadequada" na rede social, e os que criticavam o apelo sexual usado por ela. "Você não precisa disso", aponta um dos seguidores da norte-americana.

Essa não é a primeira vez que Madonna usa esse tipo de abordagem para acabar com o tabu em cima dos mamilos femininos. Isso vem acontecendo há anos, o que a mídia chama como "revolução sexual" de Madonna.

Desfile de Jean Paul Gaultier

Em 1992, Madonna participou de um desfile do estilista Jean Paul Gaultier. No encerramento, ela surpreendeu o público ao tirar o blazer que vestia e exibir um modelito com os seios de fora.

Ensaio para a revista "Interview"

Madonna - Reprodução/Interview - Reprodução/Interview
Imagem: Reprodução/Interview

Já mais recentemente, em 2014, a rainha do pop estrelou um editorial para a revista "Interview" em que exibiu os mamilos. Na época, a artista, aos 56 anos, levantou uma importante discussão sobre o desejo de ignorar a passagem do tempo.

MET Gala

No MET Gala de 2016 não foi diferente. Ao desfilar com um look da Givenchy, que deixava os seios e a bunda à mostra, Madonna lidou com críticas sobre a sua maneira de "se portar". Após os ataques, ela se manifestou por meio de suas redes sociais.

"A gente lutou e continua a lutar por direitos civis e dos gays ao redor do mundo. Quando falamos de direitos das mulheres ainda estamos na Idade das Trevas. Meu vestido no MET Gala foi uma declaração política e fashion. O fato de as pessoas atualmente acreditarem que a uma mulher não é permitido expressar sua sexualidade e ser ousada depois de uma certa idade é prova de que ainda vivemos numa sociedade sexista e com preconceito etário. Eu nunca pensei de forma limitada e não vou começar a fazer isso. A gente não pode esperar mudanças se não correr riscos. Se você vê problema com o jeito que me visto, isso é simplesmente um reflexo do seu preconceito".

Discriminação pela idade

Em 2018, a artista voltou a levantar questionamentos ao posar com pouca maquiagem e seios à mostra. Após a foto ser compartilhada, a página da Rainha do Pop foi lotada de comentários carregados de preconceito: "É patético mostrar esses peitos velhos com quase 60 anos", "lamento por seus filhos; se fosse minha mãe, eu estaria morto de vergonha", "as mulheres não deveriam mostrar seus peitos depois dos 40, deveriam assumir seu lugar na sociedade".