Topo

Fotógrafa "resgata" série de fotos com mulheres para falar sobre aborto

Da Universa

31/05/2019 11h21

Uma fotógrafa americana decidiu divulgar um ensaio fotográfico feito há dez anos com o objetivo de aquecer a discussão em relação ao aborto. Na época, Tara Todras-Whitehill clicou uma série de mulheres reais para contar suas histórias de vida.

"Muitos consideram o aborto um assunto tabu e não falam sobre isso. Eu queria criar algo simples para que a simplicidade dos retratos dessas mulheres se destacasse. Este não é um problema sem rosto. Eu queria que o expectador visse as histórias incríveis dessas mulheres por trás da camiseta. Entre os retratos um é da minha mãe", contou a profissional ao site "Bored Panda".

Nas imagens estão mulheres de diferentes faixas etárias. Uma delas é Florence Rice, de 86 anos. Ela cresceu no sistema de assistência social de Nova York e na década de 30 decidiu ter um filho e ser mãe solo. Anos mais tarde, precisou abortar por não ter condições de cuidar de mais uma criança. Enfrentou uma infecção grave depois de se submeter a um aborto ilegal. No final da década de 60, quanto o assunto virou tema de discussão entre as feministas, Florence esteve na linha de frente da discussão.

"O objetivo é estimular a discussão e o debate, e não apenas entre pessoas que já possuem opiniões semelhantes. Esta é uma questão que faz parte de todas nós. E falando, e contando nossas histórias, fazemos do aborto um tema menos conflituoso na sociedade americana", admitiu Tara.