Topo

Beleza

O make craquelou? Veja 8 erros comuns ao usar base facial

Hábitos  - Getty Images/iStockphoto
Hábitos Imagem: Getty Images/iStockphoto

Jacqueline Elise

Da Universa

23/05/2019 04h00

Alcançar a pele com aspecto de pêssego é possível, mas alguns erros muito comuns impedem que o rosto fique com uma aparência boa após aplicar a maquiagem: pele descascando, produto acumulado nas linhas de expressão, como a testa ou ao redor da boca, e aparência seca demais são algumas das queixas.

As dermatologistas Mônica Fialho, sócia efetiva da Sociedade Brasileira de Dermatologia e membro da Academia Americana de Dermatologia; e Daniela Neves, especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, contam à Universa quais os "pecados" que as pessoas mais cometem antes e durante o processo de maquiar a pele:

1. Não limpar o rosto corretamente

Um erro comum é não lavar o rosto antes de passar maquiagem ou achar que passar somente um algodão com água micelar ou tônico já limpa a pele. O mais recomendado é lavar o rosto com um sabonete adequado para seu tipo de pele, depois passar um algodão com solução micelar e, por fim, o tônico facial.

2. Não passar hidratante

Após a limpeza da pele, a hidratação é indispensável, para as peles secas, normais e oleosas. Não usar hidratante compromete o aspecto da base, que pode craquelar ou descascar com o passar das horas. O indicado é conversar com seu dermatologista e conferir qual o melhor hidratante para seu tipo de pele e criar o hábito de passá-lo --antes da maquiagem e à noite, antes de dormir.

3. Não usar protetor solar ou produtos com FPS

Hoje, o mercado oferece uma variedade de protetores solares faciais, e até mesmo protetores com cor da sua pele, ou bases com fator de proteção solar (FPS). O protetor deve ser passado após o hidratante e o primer (para quem o usa), antecedendo somente a aplicação da base no rosto. Não usar produtos com FPS pode causar manchas no rosto e danificar a pele.

4. Passar base com os dedos ou com pincéis muito sujos

Não criar o hábito de limpar os pincéis e esponjas de maquiagem pelo menos uma vez por semana aumenta a chance de ter dermatites, infecções fúngicas e bacterianas. Passar a base com os dedos, ainda mais se as mãos estiverem sujas, também facilitam os problemas de pele e comprometem o aspecto da base no rosto.

5. Usar base pesada demais para seu tipo de pele ou para o clima da sua região

Tem quem goste de bases com cobertura mais potente, mas nem toda pele aguenta o "peso" do produto --normalmente, as peles secas e oleosas. Além disso, quem mora em regiões mais quentes do país ou no verão, é comum reclamar que a maquiagem não fixa no rosto. O melhor é optar por bases de cobertura suave e conferir com o dermatologista se ela é adequada para o tipo da sua pele, para que os poros não fiquem mais entupidos e a pessoa não tenha problemas com espinhas e cravos.

6. Passar muito corretivo abaixo dos olhos

Outro erro comum é passar corretivo demais na região dos olhos e em linhas de expressão: muito produto faz com que ele fique acumulado nessas regiões e a pele pareça envelhecida.

7. Selar a maquiagem com muito pó

Para quem gosta de finalizar a maquiagem do rosto com uma camada de pó, a recomendação é que não deposite muito produto na pele, pois ela seca demais e pode craquelar durante o dia, além de deixar uma aparência ressecada.

8. Retirar a maquiagem só com demaquilante ou lenço umedecido

Por fim, é bom lembrar que remover a maquiagem só com demaquilante ou lencinho não adianta muito: ainda tem produto acumulado nos poros e que podem danificar a pele. O melhor é remover a maquiagem, lavar o rosto com um sabão adequado para seu tipo de pele e, então, fazer a rotina de cuidados da noite. Dormir maquiada, jamais.

Beleza