Topo

Dormir na cadeirinha do carro oferece risco à vida de bebês, diz estudo

Getty Images
Imagem: Getty Images

Da Universa

23/05/2019 10h53

Usar a cadeirinha do carro em vez do berço ou bebê conforto para fazer o bebê cair no sono oferece risco à vida das crianças, como aponta um novo estudo do Hospital Infantil da Universidade de Virgínia, nos Estados Unidos.

De acordo com a pesquisa, 60% das mortes de crianças em cadeirinhas que se deram nas utilizadas nos carros; em apenas 10% destes casos o apoio foi utilizado como o recomendado.

"As cadeirinhas são importantes quando você está viajando com a criança, mas não são o melhor jeito de um bebê dormir. A superfície deve ser firme e reta", afirma a pediatra Rachel Moon, que liderou o estudo.

Das 12 mil mortes de crianças registradas entre 2004 e 2014, 3% (348) aconteceram em cadeirinhas. As de carro representam 62,9% destas mortes, mas em apenas 2% dos casos o veículo estava em movimento ou temporariamente estacionado. Mais da metade das mortes nesse apoio aconteceram na casa da criança.

O estudo enfatiza que o uso da cadeirinha, esteja a criança acordada ou dormindo, é essencial quando ela está no carro.

Outros apoios

Depois das cadeirinhas de carro, outros locais comuns e arriscados para deixar um bebê dormir são balanços, com 35,1% das mortes registradas.