Topo

Novidades de beleza

Triplo laser faz depilação em vários tons de pele e fios finos; saiba mais

Getty Images
Imagem: Getty Images

Paula Roschel

Colaboração para Universa

22/05/2019 04h00

Os aparelhos de laser para depilação definitiva estão evoluindo rapidamente. As sessões passam a englobar os mais variados tons de pele e padrão de pelo, incluindo os clarinhos e finos. A técnica também tem se tornado quase indolor. Nesse contexto de desenvolvimento permanente, uma nova plataforma desembarca nas clínicas e tem como diferencial uma ponteira com laser triplo: o Soprano Ice Platinum.

Quando surgiu, a depilação a laser era contraindicada para pessoas bronzeadas, negras ou com pelo muito fino: o resultado poderia ser queimaduras, nos dois primeiros casos, ou pouca remoção dos fios, no último. Com o avanço dos equipamentos, esses casos também são contemplados. "Com o Soprano Ice Platinum, por exemplo, é possível fazer a depilação em qualquer tom de pele, pois ele é o único que soma as três melhores e mais consagradas tecnologias de laser", explica o cirurgião plástico Rafael Nunes, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, do Rio de Janeiro.

Tradicionalmente, dispositivos de laser têm um comprimento de onda. No caso da depilação, eles se dividem em 1064 (para pelos pretos e grossos), 755 (pelos finos) e 810 nanômetros (onda intermediária). Só que quando falamos desse novo aparelho, a estrutura em questão coloca dentro da mesma ponteira os três níveis, refinando o alvo e aumentando a segurança. "Eles são disparados ao mesmo tempo, trabalhando em conjunto de uma forma que alcança eficácia nunca antes observada", comenta Nunes.

Áreas delicadas

Por ter essa energia distribuída de forma tão assertiva, o aparelho consegue bons resultados em pelos finos, claros, ruivos e até mesmo em penugens, o que já foi um grande desafio no passado. A máquina também engloba áreas delicadas. "Pode ser feita depilação com ele, inclusive, nas narinas e orelhas, o que outras máquinas não fazem", comenta a fisioterapeuta Carolina Scoz Alves, de Curitiba (PR).

A tripla energia também é responsável por diminuir a dor. "Na depilação a laser, o feixe de luz é absorvido pela melanina do folículo capilar, elevando a temperatura e causando sua destruição. No método tradicional, parte do raio é absorvida pela pele, o que causa também seu aquecimento. Já na sessão com o Soprano Ice Platinum, a rápida sucessão de pulsos de baixa potência promove o acúmulo de energia no bulbo, enquanto a pele é mantida em baixa temperatura. Portanto, essa utilização simultânea de três feixes de laser garante uma depilação mais perdurável", explica a fisioterapeuta Thais Nasato, da Vivid Estética by Carol Calligaris, de Jundiaí (SP).

A preparação para o procedimento é similar à de aparelhos de laser considerados tradicionais."Raspar os fios antes da sessão, estar com a pele em boas condições e evitar o uso de ácidos sete dias antes da aplicação," diz Carolina.

Alternativa

O Motux AX, laser que está há mais tempo no mercado, também traz bons resultados quando falamos de ausência de dor e grande eficácia em pelos finos. Sua plataforma é de Alexandrite com força de 755 nanômetros e ponteira de safira, que maximiza a absorção da força do laser no pelo. "O Motus AX e o Soprano Ice Platinum são parecidos. Isso é nítido na diminuição de pelos de forma mais rápida se comparados a outros equipamentos do passado. Enquanto os primeiros tinham indicação de dez sessões, com eles é possível resultado espetacular em cinco ou seis", diz a esteticista Edy Guimarães, de São Paulo. O Motus AX, entretanto, não é indicado para pessoas negras.

Laser triplo para depilação a laser

O que é? Com o nome comercial de Soprano Ice Platinum, é um laser que trabalha três tipos de ondas, promovendo depilação eficaz.
Resultados esperados: Diminuição de pelos na área de tratamento com desconforto mínimo. Atinge até mesmo penugens e fios claros.
Duração: A sessão é muito rápida. No buço, por exemplo, leva 30 segundos.
Quantidade de sessões: Para protocolo completo, seis, em média.
Contraindicação: Vitiligo, uso de medicamentos que proíbam o uso de laser e doença autoimune.
Manutenção: Após as seis sessões, uma aplicação anual, caso surjam novos pelos.
Valor da sessão: A partir de R$ 150 para áreas pequenas.

Motus AX

O que é? Aparelho de depilação a laser tipo Alexandrite com comprimento de onda de 755 nanômetros.
Resultados esperados: Diminuição de pelos com aplicação praticamente indolor.
Duração: Poucos minutos, mesmo em áreas maiores.
Quantidade de sessões: Em média, seis sessões.
Contraindicação: Gestantes, pessoas com câncer, epilepsia e uso de medicamento fotossensível. Não é indicado para negras.
Manutenção: Após as seis sessões, uma aplicação anual, caso surjam novos pelos.
Valor da sessão: A partir de R$ 100 para áreas pequenas.

Novidades de beleza