Topo

Mães e filhos

Mães solo gastam menos tempo em tarefas domésticas do que as casadas

Mães com filhos dedicam mais tempo ao cuidado da casa - Getty Images
Mães com filhos dedicam mais tempo ao cuidado da casa Imagem: Getty Images

Da Universa

19/05/2019 15h49

Mães solo, apesar de arcarem com a criação dos filhos sozinhas, gastam menos tempo com afazeres domésticos do que as mães que são casadas. É o que diz um estudo financiado pelo Instituto Nacional de Saúde Infantil e Desenvolvimento Humano Eunice Kennedy Shriver, dos Estados Unidos.

De acordo com a pesquisa, as mulheres casadas e com filhos se mostram mais propensas a sacrificar o tempo de lazer para cuidar da casa e exercer tarefas como cozinhar e fazer faxina.

"As casadas sentem que precisam priorizar a casa e o cuidado com as crianças antes de seu próprio lazer e descanso", afirma Joanna Pepin, coautoras do estudo. "Essa expectativa provavelmente vem do entendimento social e coletivo sobre o que significa ser uma boa mãe e mulher."

Para Linda Jacobsen, vice-presidente do Gabinete de Referência Populacional dos Estados Unidos, a ideia de que uma mãe se dedica mais às atividades domésticas mesmo tendo um parceiro ou marido é contraditória. "Mas é a realidade na maioria das famílias", afirma.

Outro estudo financiado pela mesma entidade mostra uma tendência parecida, mas comparando comportamentos femininos e masculinos. Segundo a pesquisa, homens que são os provedores da família gastam dez minutos diários com trabalhos domésticos. Mas, se a provedora for uma mulher, o tempo gasto é de uma hora por dia.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{user.alternativeText}}
Avaliar:

O UOL está testando novas regras para os comentários. O objetivo é estimular um debate saudável e de alto nível, estritamente relacionado ao conteúdo da página. Só serão aprovadas as mensagens que atenderem a este objetivo. Ao comentar você concorda com os termos de uso. O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mães e filhos