Topo

Mães solo gastam menos tempo em tarefas domésticas do que as casadas

Mães com filhos dedicam mais tempo ao cuidado da casa - Getty Images
Mães com filhos dedicam mais tempo ao cuidado da casa Imagem: Getty Images

Da Universa

19/05/2019 15h49

Mães solo, apesar de arcarem com a criação dos filhos sozinhas, gastam menos tempo com afazeres domésticos do que as mães que são casadas. É o que diz um estudo financiado pelo Instituto Nacional de Saúde Infantil e Desenvolvimento Humano Eunice Kennedy Shriver, dos Estados Unidos.

De acordo com a pesquisa, as mulheres casadas e com filhos se mostram mais propensas a sacrificar o tempo de lazer para cuidar da casa e exercer tarefas como cozinhar e fazer faxina.

"As casadas sentem que precisam priorizar a casa e o cuidado com as crianças antes de seu próprio lazer e descanso", afirma Joanna Pepin, coautoras do estudo. "Essa expectativa provavelmente vem do entendimento social e coletivo sobre o que significa ser uma boa mãe e mulher."

Para Linda Jacobsen, vice-presidente do Gabinete de Referência Populacional dos Estados Unidos, a ideia de que uma mãe se dedica mais às atividades domésticas mesmo tendo um parceiro ou marido é contraditória. "Mas é a realidade na maioria das famílias", afirma.

Outro estudo financiado pela mesma entidade mostra uma tendência parecida, mas comparando comportamentos femininos e masculinos. Segundo a pesquisa, homens que são os provedores da família gastam dez minutos diários com trabalhos domésticos. Mas, se a provedora for uma mulher, o tempo gasto é de uma hora por dia.