Topo

Papo de vagina

Coletor descartável e outros: como curtir sexualidade durante a menstruação

Curtir o sexo e a masturbação durante a menstruação não precisa ser tabu - Getty Images/iStockphoto
Curtir o sexo e a masturbação durante a menstruação não precisa ser tabu Imagem: Getty Images/iStockphoto

Jacqueline Elise

Da Universa

14/05/2019 04h00

Nada de nojinho: aproveitar sua sexualidade durante a menstruação pode ser ótimo, seja sozinha ou acompanhada. A sexóloga e consultora em saúde e educação sexual Vanessa Inhesta afima que nesse período, a maioria das mulheres fica mais excitada. "A vulva incha e elas ficam mais sensíveis no geral, o que pode ser aproveitado para o estímulo sexual. Isso acontece porque o corpo tende a ficar mais quente, os vasos sanguíneos ficam mais dilatados inclusive na região genital, então aumenta a lubrificação".

E um alento: a brincadeira pode aliviar as suas cólicas: "O sexo e a masturbação liberam oxitocina e endorfina, hormônios que nos trazem bem-estar e podem melhorar as cólicas menstruais. Como a menstruação nada mais é do que a contração do útero para eliminar o óvulo que não foi fecundado, qualquer exercício pode ajudar a aliviar a dor", explica a sexóloga.

Para curtir o momento, Vanessa deu dicas de como usar o ciclo menstrual ao seu favor e "conter os danos" que o sangue pode causar.

1. Para não se lambuzar (tanto), foque no clitóris

"No caso da masturbação, a mulher pode concentrar o estímulo do clitóris para não se envolver diretamente com o sangue", pensa. Outra dica é cobrir os dedos com uma camisinha masculina, para não se sujar tanto embaixo das unhas e sentir prazer.

2. Segurando o sangue

"Quando a gente fala de absorvente externo, dá a impressão de que o fluxo é muito grande, mas na maioria das vezes ele é bem menor do que parece. Então, como alternativa, a mulher pode usar um coletor menstrual, ou o próprio absorvente interno, dentro do canal vaginal para conter o sangue e não vazar nada, e se masturbar estimulando o clitóris", sugere. O coletor descartável é opção para quem quer um sexo "mais limpo" naqueles dias. Uma vez colocado, ele não deixa o sangue escorrer pelo canal. No fim da relação, é só tirar e jogar fora.

3. A toalha é sua amiga

Tanto para a masturbação quanto para o sexo, Vanessa diz que sempre pode-se colocar uma toalha ("escura, para quem não quer ver o sangue e não manchar o tecido") estendida na cama, e, assim, aproveitar o momento. "No final, é só lavar", diz.

4. Banheiro é sempre uma opção

"Transar ou se masturbar durante o banho, no chuveiro ou na banheira, é bom para já escoar o sangue junto com a água", afirma a sexóloga. Só cuidado para não escorregar!

5. Vibradores também podem ser usados, desde que higienizados

"A maioria dos brinquedos que são introduzidos no canal vaginal, e até mesmo os estimuladores clitorianos, podem ser lavados com água e sabão neutro após o uso. Mas sempre recomendo, em qualquer caso, que o brinquedo seja encapado com a camisinha para proteção, ainda mais se ele for compartilhado com outra pessoa", conta Vanessa.

Papo de vagina