Topo

Beleza

Hidratação para os cabelos: como manter os fios bonitos e saudáveis?

Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Bárbara Stefanelli

Colaboração para Universa

12/05/2019 04h00

Como manter os cabelos hidratados? Uma das maneiras mais efetivas de cuidar do fio é mantendo o corpo hidratado, bebendo água, e também seguindo uma alimentação saudável e equilibrada --já que o verdadeiro aspecto de saúde dos fios vem de dentro para fora e não o contrário. Além disso, é necessário seguir vários pequenos cuidados diários.

Abaixo, selecionamos as dicas de três profissionais especializados na saúde dos cabelos. Veja os conselhos dados por Adriano Almeida, presidente da SBC (Sociedade Brasileira do Cabelo); Marcella Garcez, médica nutróloga da Abran (Associação Brasileira de Nutrologia) e Simone Pires, proprietária do salão A Naturalista (SP).

O que devo comer para fortalecer os cabelos e mantê-los hidratados?

Vários nutrientes sãos essenciais para a formação de fios saudáveis; entre eles, as proteínas de alto valor biológico (leite, quinoa, carne vermelha, peixes, aves e soja etc.) que são fonte de aminoácidos sulfurosos, como cisteína e metionina, condicionais para a formação de queratina --o principal componente dos fios. Também é essencial ter na alimentação ômega-3 e ômega-6 (peixes e oleaginosas); carboidratos; vitaminas A, C, D e E; cálcio (leites e derivados) e minerais como ferro (carne vermelha e vegetais verdes-escuros), zinco e selênio (oleaginosas), magnésio (batata, couve e espinafre) e silício (aveia e semente de girassol).

Tem algum alimento que prejudica a aparência dos fios?

Dietas desequilibradas são a maior causa de doenças no mundo, incluindo as relacionadas aos cabelos --como queda e má qualidade dos fios. No entanto, não há nada na literatura científica que fale sobre alimentos que sejam prejudiciais aos cabelos. Porém, suplementos alimentares em excesso, como vitamina A e selênio, podem causar queda de cabelo.

Beber água ajuda na hidratação dos cabelos?

Sim, é fundamental. Evitar o excesso de álcool também é importante, já que a bebida acelera a criação de radicais livres (moléculas que provocam o envelhecimento dos tecidos do corpo) e ainda causa inflamações no nosso organismo, reduzindo a quantidade de vitaminas importantes para a saúde dos cabelos.

Qual a melhor maneira de lavar os fios para deixá-los hidratados?

O jeito que você massageia os cabelos durante o banho é fundamental para manter a boa aparência deles. Uma dica é dividir os fios com uma mão e passar o xampu nestes espaços que abriu com a outra. Passe o xampu apenas na raiz, evitando o comprimento, que não tem tanta necessidade de limpar com o produto. Assim, as pontas, que não concentram oleosidade, ficam menos ressecadas e o xampu que escorrer pelo fio já será o suficiente para lavar o comprimento.

Com que frequência devo lavar o cabelo?

Mulheres devem lavar os cabelos dia sim, dia não, enquanto os homens podem lavar todos os dias. Eles têm mais testosterona no corpo, hormônio que provoca também oleosidade dos fios.

Temperatura da água também importa?

Quanto menos quente a água estiver, melhor. A temperatura ideal seria em torno de 24 ºC. Acontece que a água quente retira a gordura dos fios excessivamente. Então, o cabelo seco fica ainda mais quebradiço. Já no cabelo oleoso acontece o efeito rebote, quando todo óleo é retirado da pele e couro cabeludo e eles passam a produzir ainda mais gordura para compensar. Desta maneira, logo no dia seguinte (ou até no final do mesmo dia da lavagem), o cabelo oleoso já fica novamente com aspecto de sujo ou malcuidado. Além disso, os fios oleosos tendem a grudar a sujeira que está suspensa no ambiente.

Como pentear o cabelo sem quebrar os fios?

O pentear dos cabelos deve começar ainda no banho. Quando estiver lavando os fios, principalmente na hora do condicionador, já vá desembaraçando com os dedos. Assim, você não precisará passar tanto a escova. E, na hora de escovar os fios, vá passando o pente ou escova de onde tiver menos nó para onde tiver mais. Seguindo os dois conselhos, você evita quebrar o fio. Opta por pentes de dentes largos também.

Como usar o secador de cabelo?

A maneira como você usa o secador também é essencial para manter a boa aparência. O aparelho deve ficar a pelo menos 20 centímetros de distância dos fios, para que não os danifique, aquecendo-os demais. Opte por ligá-lo no modo morno. E se quiser usar chapinha, só para finalização dos fios. Não passe o aparelho nos fios molhados, pois assim você irá "cozinhá-los".

Qual o melhor xampu para manter os fios hidratados?

Lavar os cabelos com xampu é recomedado, já que o produto é desengordurante. Mas intercale o tipo de xampu a cada banho. Isso é importante para que o cabelo não fique sempre com a mesma carga elétrica --ou seja, aquela boa e velha dica de que o fio não deve "se acostumar" com o xampu, é real. Se quiser seguir uma linha mais natural e não agredir os fios com tanta química, a recomendação é optar por xampus sem parabeno e sulfato, um dos agentes de limpeza das fórmulas tradicionais. Por ser mais agressivo, o sulfato resseca o fio em excesso.

E o condicionador?

Os condicionadores convencionais levam óleo mineral na fórmula. Esse composto começa a acumular nos fios, "maquiando" o verdadeiro aspecto deles, que estão encapados pelo óleo mineral. Portanto, uma alternativa seria usar condicionador sem óleo mineral. Aí, descobrindo como está a verdadeira aparência do seu fio, você começa a tratá-los, seguindo todos os outros cuidados descritos na reportagem, para recuperar a vitalidade e aspecto de hidratado.

Máscara para hidratação caseira funciona?

Algumas máscaras de hidratação podem ser usadas no banho mesmo, deixando o produto de três a cinco minutos nos fios. Outras podem ser preparadas em casa. Veja três:

  • Bata o gel da babosa com água no liquidificador. Deixe agir no fio de 10 a 30 minutos. Se o seu cabelo for muito oleoso, cuidado para não passar a mistura perto da raiz, para não deixá-la ainda mais oleosa.
  • Para cabelos secos: misture meio abacate, 1 colher de sopa de óleo de amêndoas e passe nas pontas. Depois de uns 15 minutos, enxague.
  • Para cabelos normais: bata um pote de iogurte com uma banana. Aplique nos fios e, depois de 15 minutos, enxague.

Devo fazer hidratação no salão?

Caso não siga um cuidado semanal em casa, vale investir em hidratações mensais ou quinzenais no salão. Converse com o profissional para ele avaliar qual é a mais adequada para o seu tipo de cabelo. Uma boa técnica é a queratinização, que restaura a queratina do cabelo --como se fizesse um depósito desta proteína nos lugares em que estão danificados, reconstruindo os fios.

Exposição ao sol, piscina e fumaça ressecam o cabelo?

Sim. Sol e água do mar, poluição, secador de cabelo e chapinha também quebram os fios ou causam pontas duplas. Portanto, se for à praia ou piscina, use chapéu (de preferência com tecido que tenha fator de proteção UV); dê um intervalo mínimo de três semanas nos tingimentos; evite outros procedimentos químicos; não fume e evite ambientes com muitos fumantes, já que a fumaça fica impregnada nos fios, deixando-os mais quebradiços.

Beleza