Topo

Pausa

Pare, respire e olhe o mundo ao redor


Filho de Meghan pode ser rei? Veja quem está na linha de sucessão ao trono

Os duques de Sussex, Harry e Meghan, aparecem com o menino pela primeira vez em frente às câmeras na quarta-feira (8) - Reuters
Os duques de Sussex, Harry e Meghan, aparecem com o menino pela primeira vez em frente às câmeras na quarta-feira (8) Imagem: Reuters

Da Universa

08/05/2019 12h09

O primeiro filho do príncipe Harry e da duquesa Meghan veio ao mundo há dois dias, na segunda-feira (6). Ainda não sabemos seu nome e mal vimos seu rosto, mas já dá para saber muita coisa sobre o futuro do menino.

A principal delas: ele dificilmente será rei um dia.

Na linha de sucessão ao trono britânico, o bebê (que por enquanto ainda é conhecido como bebê Sussex) está em 7º lugar, atrás de seu avô, o príncipe Charles, seu tio, o príncipe William, seus primos, os príncipes George, Charlotte e Louis, além de seu pai, o príncipe Harry.

Bebe sussex - AFP - AFP
Imagem: AFP

Atualmente, a rainha Elizabeth conta com 20 herdeiros diretos -- isto é, descendentes (filhos, netos e bisnetos) na linha sucessórias.

O primeiro deles, claro, é seu filho mais velho, o príncipe Charles; a última é Lena Elizabeth Tindall, de 10 meses, neta mais nova da princesa Anne.

Quanto menor a chance de ser rei ou rainha, mais o membro da família real tem direito a certas liberdades, como escolher um nome mais "diferentão" para seus filhos, decidir em que escola serão matriculados e até um emprego civil no lugar de servir à coroa.

E qual será seu título?

Por outro lado, os títulos do filho de Harry e Meghan são "menores" e ele provavelmente não será chamado de príncipe.

Segundo um decreto do rei George 5º, de 1917, apenas o primeiro filho do primogênito do príncipe de Gales tem direito ao título de príncipe e ao tratamento de Sua Alteza Real. E quem seria ele? O príncipe George. No entanto, em 2012, a rainha Elizabeth alterou este ato garantindo a todos os filhos de William e Kate os títulos de príncipes e princesas.

Para Harry e seus filhos, nada muda, a não ser por vontade da rainha.

Quando as princesas Eugenie e Beatrice nasceram, na década de 1980, elas não seriam chamadas de Altezas Reais, já que são filhas do príncipe Andrew, terceiro filho da monarca. Elizabeth, no entanto, deu o título como "mimo" às netas -- o que pode acontecer a qualquer momento com o bebê de Harry e Meghan.

A princípio, o título oficial do menino será "apenas" Lord [nome] Mountbatten-Windsor. Agora, ele deve se tornar um nobre como barão ou visconde e, quando seu pai morrer, vai herdar o título de duque de Sussex.