Topo

Pausa

Pare, respire e olhe o mundo ao redor


Harry e Meghan publicam foto do bebê em família e revelam seu nome: Archie

Os duques de Sussex, Harry e Meghan, aparecem com o menino pela primeira vez em frente às câmeras na quarta-feira (8) - Reuters
Os duques de Sussex, Harry e Meghan, aparecem com o menino pela primeira vez em frente às câmeras na quarta-feira (8) Imagem: Reuters

Da Universa

08/05/2019 12h44

O primeiro filho do príncipe Harry e da ex-atriz Meghan Markle nasceu na última segunda-feira (6) e foi apresentado ao mundo dois dias depois -- seu nome, no entanto, só foi revelado na tarde desta quarta-feira (8)

Contrariando as expectativas dos apostadores britânicos, ele foi batizado de Archie Harrison Mountbatten-Windsor.

A novidade foi anunciada na conta oficial do Instagram dos duques de Sussex, que compartilharam uma foto do bebê sendo apresentado à bisa, a rainha, no Castelo de Windsor. Na imagem, o menino aparece ao lado dos pais, do príncipe Philip e da avó materna, Doria RaGland.

"O Duque e a Duquesa de Sussex têm o prazer de anunciar que batizaram seu primeiro filho: Archie Harrison Mountbatten-Windsor. Nesta tarde, Sua Alteza Real apresentou Sua Majestade, a Rainha, ao seu oitavo bisneto no Castelo de Windsor. O duque de Edimburgo e a mãe da duquesa também estiveram presentes para a ocasião especial", escreveram, na publicação.

Diferente de William e Kate, Harry e Meghan tiveram mais liberdade para escolher o nome do bebê, já que ele dificilmente reinará um dia.

Na etimologia, segundo a plataforma Name Berry, Archie é o diminutivo de Archbald e significa "verdadeiro, corajoso e valioso". Harrison, por sua vez, significa "o filho de Harry".

De acordo com o site "Geneanet", a maior concentração de pessoas com este nome está nos Estados Unidos: por lá, há pouco mais de 13 mil Archies. No Reino Unido, cerca de 800.

A foto da família reunida foi divulgada também na versão colorida, no Twitter oficial da Família Real:

Pela manhã, quando a família apareceu reunida em público pela primeira vez, a duquesa Meghan disse que a maternidade "é mágica". "Eu tenho os dois melhores meninos ao meu lado. Estou muito feliz", afirmou, sorridente.

Archie chegou quebrando tradições

Atendendo a pedidos, Meghan Markle decidiu abrir mão da tradicional foto com o bebê do lado de fora do hospital horas depois do parto.

Em comunicado feito à imprensa no oitavo mês de gestação, ela e o marido disseram que quebrariam o protocolo e que só apresentariam o bebê dias mais tarde, em sua casa -- o que de fato aconteceu na quarta-feira (8).

Outra novidade: o nascimento de Archie foi anunciado nas redes sociais antes que o comunicado oficial da rainha fosse pregado em frente ao Palácio de Buckingham, como é de costume.

"Uma mistura de tradição e modernidade que muitos dizem que o próprio bebê representa, já que é a primeira criança interracial a nascer em uma posição de destaque na realeza britânica no passado recente", escreveu a "Reuters" um dia depois da chegada do menino.

A demora para anunciar o nome do bebê, no entanto, faz parte da tradição: Louis, o segundo integrante mais novo do clã Windsor, passou quatro dias sem ter o nome conhecido pelos súditos. O mesmo aconteceu com seus irmãos mais velhos, George e Charlotte.

O motivo? O nome escolhido pelo casal deve ser ponderado e a escolha, frequentemente, precisará agradar aos membros da família. Além disso, a rainha deve ser a primeira a saber.

Nas casas de aposta do Reino Unido, fãs dos Windsor movimentaram pelo menos 10 milhões de libras (50 milhões de reais) tentando adivinhar o nome do bebê, que até então tinha o gênero desconhecido.

Os nomes que receberam mais fichas foram os mais tradicionais, inspirados em membros mais antigos da família real: Arthur, James e Philip.

Nada de Sua Alteza Real (por enquanto)

Archie é o sétimo na linha de sucessão ao trono britânico. Ele está atrás de seu avô, o príncipe Charles, de seu tio, o príncipe William, de seus primos, o príncipe George, a princesa Charlotte e o príncipe Louis, além de seu pai, o príncipe Harry.

Estar tão perto da coroa, contudo, não garante ao bebê ser príncipe ou princesa. O título oficial da criança será Lord Archie Mountbatten-Windsor.

Bebe sussex - AFP - AFP
Imagem: AFP

Segundo a lei do Reino Unido, apenas o primeiro filho do primogênito do príncipe de Gales tem direito ao título de príncipe e ao tratamento de Sua Alteza Real. E quem seria ele? Depois de William, o príncipe George.

Charlotte e Louis são chamados desta forma graças a um decreto feito em 2012 pela rainha Elizabeth, garantindo a todos os filhos de William e Kate os títulos de príncipes e princesas, sem que o gênero importasse.

Para Harry e seus filhos, nada mudou. Por isso, Archie deve ser "apenas" um Lord do Reino Unido.

Como nasceu um menino, ele ainda pode herdar, quando o pai falecer, seus títulos: duque de Sussex, conde de Dumbarton e barão Kilkeel -- o que, segundo a lei atual, não aconteceria se o primeiro herdeiro de Harry e Meghan fosse uma menina.

Tudo isso, claro, pode mudar com uma simples assinatura da rainha...